TEMPO

Fim do Verão: Outono tem início nesta segunda-feira (20) e segue até 21 de junho

Confira a previsão para a nova estação, que tem como principal característica manhãs e noites mais frias.

Fim do Verão: Outono tem início nesta segunda-feira (20) e segue até 21 de junho
Em Maringá, os primeiros dias de outono serão de temperaturas elevadas. - Foto: Instagram @maringacom

O outono tem início às 18h25 desta segunda-feira, 20 de março, e terminará às 11h58 de 21 de junho de 2023. Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a primeira semana da estação será ensolarada na maioria das regiões.

Neste período, as manhãs e noites tornam-se gradativamente mais frias. A temperatura média do ar tende a ficar dentro da normal climatológica da estação, mas há previsão de variações bruscas.

Os meses de abril, maio e junho, no estado do Paraná, apresentam diminuição no volume de chuva em relação ao verão devido ao deslocamento das massas de ar frio e seco. A direção predominante do vento médio passa a ocorrer do sul para o norte do continente, favorecendo a entrada de sistemas de alta pressão atmosférica, que tem como característica o ar frio e seco.

Com isso, o intervalo entre as chuvas se torna maior e está associado principalmente à passagem de frentes frias. Os maiores volumes de chuva são registrados nas regiões Sudoeste e Oeste e os menores no setor norte do Paraná. Em geral, maio apresenta um volume de chuva ligeiramente maior que abril e junho.

PRIMEIROS DIAS DO OUTONO EM MARINGÁ — Em Maringá, os primeiros dias de outono serão de temperaturas elevadas. O clima fica mais ameno somente a partir de quinta-feira (23), com máxima prevista de 27°C. Há chances de chuva.

Clique aqui e acompanhe a previsão do tempo pelo Maringa.Com.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento