SAÚDE

Paraná inicia aplicação da dose reforço contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos

A distribuição para as 22 Regionais de Saúde das vacinas Pfizer pediátrica, baby e bivalente teve início nesta quarta-feira (15).

Paraná inicia aplicação da dose reforço contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos
O reforço é recomendado para as crianças de 5 a 11 anos que receberam o esquema vacinal inicial com a Pfizer pediátrica e também com a Coronavac. - Foto: Roberto Dziura/AEN

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta quarta-feira (15) a distribuição para as 22 Regionais de Saúde das vacinas Pfizer pediátrica, baby e bivalente contra a Covid-19. Com a descentralização, o Paraná iniciará nos próximos dias a aplicação da dose de reforço para o público de 5 a 11 anos. Anteriormente, essa dose era autorizada apenas para os adultos e adolescentes.

A orientação do novo reforço foi oficializada em janeiro pelo Ministério da Saúde, por meio da nota técnica n° 406/2022. Na ocasião, a Sesa orientou que os municípios que possuíam estoques suficientes dessa vacina já poderiam aplicá-la nesse público.

O reforço é recomendado para as crianças de 5 a 11 anos que receberam o esquema vacinal inicial com a Pfizer pediátrica e também com a Coronavac. Em ambos os casos, a dose de reforço deverá ser feita exclusivamente com a vacina Pfizer pediátrica após um intervalo mínimo de quatro meses após a segunda dose (D2).

“Poucos municípios conseguiram de fato iniciar essa aplicação por conta da escassez de doses. Com essa nova entrega por parte do governo federal, a Sesa orienta e alerta sobre a importância em manter o esquema vacinal completo para evitar complicações, hospitalizações e mortes causadas pela Covid-19”, disse o secretário de Saúde, César Neves.

Seguindo a estratégia de vacinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a distribuição contempla 187.420 doses pediátricas, sendo que outras 66.530 ficaram armazenadas no Centro de Medicamento do Paraná (Cemepar), em Curitiba, para completude do esquema vacinal (D2).

No caso dos imunizantes bivalentes, são 87.840 doses direcionadas ao público da fase 1 (idosos acima de 70 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas);

Também serão descentralizadas 66.670 doses da Pfizer Baby para o início do esquema vacinal (D1) de crianças de 6 meses a 4 anos de idade.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento