CULTURA

Coletivo Pé Vermelho abre inscrições para projeto de Residência Poética do Festival de Poesia

O projeto vai oferecer uma ajuda de custo de R$ 700 aos poetas selecionados e suas criações serão expostas no festival, que acontece no dia 28 de maio; saiba mais.

Coletivo Pé Vermelho abre inscrições para projeto de Residência Poética do Festival de Poesia
Nas oficinas, os poetas farão exercícios de escrita criativa e aprenderão as técnicas de criação de quatro produtos poéticos visando a distribuição de seus poemas. - Foto: Matheus Juvencio

O Coletivo Pé Vermelho dá início a mais um projeto cultural, o 1º Festival Pé Vermelho de Poesia, contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti. O projeto é dividido em duas etapas: a primeira é uma Residência Poética e a segunda o Festival . Para que o Festival aconteça, os organizadores vão promover uma Residência Poética entre os meses de abril e maio, para a qual as inscrições estão abertas até o final deste mês. Entenda:

Dez poetas serão selecionados para participar de quatro ações formativas presenciais com o objetivo de aprimorar a arte de cada um e propiciar meios para tornar o trabalho artístico mais rentável. Eles vão receber uma ajuda de custo de R$ 700,00, dividida em duas parcelas e deverão participar de todas as formações e criar seus produtos poéticos, que serão apresentados à comunidade durante o Festival, que acontece no dia 28 de maio.

Nas oficinas, os poetas farão exercícios de escrita criativa e aprenderão as técnicas de criação de quatro produtos poéticos visando a distribuição de seus poemas. São eles: curtinhas (poemas curtos ou pílulas poéticas), pocket zines, poesia visual (como lambe-lambe e stencil) e a possibilidade de apresentar seus trabalhos em eventos culturais com performances de poesia falada, utilizando somente corpo e voz.

Quem ministra as oficinas são as produtoras culturais locais Érica Paiva Rosa e Ana Favorin, a atriz e professora Andresa Viotti e os poetas Valeska Torres (RJ) e Fabio Boca (SP). Essas atividades também serão transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do Slam Pé Vermelho, mas não ficarão disponíveis para serem vistas depois.

Para realizar a seleção, a curadoria vai avaliar quesitos como criatividade, originalidade e histórico com a literatura a partir do material autoral que os inscritos enviarem no formulário de inscrição.

FESTIVAL DE POESIA — No dia 28 de maio, os poetas vão interagir com o público a partir de seus produtos poéticos, conversando sobre seus processos criativos. Haverá intérprete de Libras e momentos de microfone aberto ao público.

Clique aqui e acompanhe a programação do 1º Festival Pé Vermelho de Poesia e as oficinas ofertadas.

2 Coelhos Comunicação e Cultura
Por Gabrielle Nascimento