SAÚDE

Secretaria Municipal da Saúde realiza ações de combate à dengue

Para participar do Programa Nacional de Controle da Dengue, a Secretaria da Saúde realiza, na próxima semana, ações de combate por toda a cidade.

No sábado (18), Dia Nacional de Combate à Dengue, serão realizadas ações intensivas.

Durante a semana serão realizadas visitas às casas, panfletagem e serão dadas orientações à população sobre as formas de prevenir a infestação do mosquito Aedes aegypti.

No sábado, o dia D contra a dengue, agentes da Vigilância trabalharão nas regiões da Mandacaru e Morangueira, disponibilizando areia para os moradores colocarem nos vasos e dando orientações sobre as maneiras de prevenir a infestação.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, Mariangela da Silva Felix Vecchi, dados colhidos no final do mês de outubro apontam que 1,5% dos domicílios maringaenses estão infestados pelo Aedes.

O maior problema é em relação aos vasos de plantas, com 55% de incidência, seguido por latas e garrafas, que somam 22% dos casos.

As regiões dos jardins Alvorada, Ebenezer, Oásis e Champagnat são as que registraram maior número de ocorrências.

Conforme Mariangela, este ano foram registrados 77 casos confirmados de dengue no município.

No ano passado foram 106 casos.

A melhor forma de prevenção contra a dengue é evitar depósito de água parada, onde o transmissor da doença prolifera.

As medidas são simples.

Escorra a água e coloque areia até a borda do pratinho dos vasos de plantas; Tampe as caixas de água de forma a evitar a entrada de mosquitos; Feche o saco plástico de lixo e mantenha a lixeira fechada; Retire a água acumulada de plantas; Coloque tampinhas de garrafas, latas, embalagens plásticas em saco plástico e encaminhe para a coleta de lixo; Lave vasilhame de água de animais domésticos, com bucha e sabão em água corrente, pelo menos dias vezes por semana; Verifique se há entupimento de ralos, faça o desentupimento e mantenha-os fechados; Tratar a água de piscinas, com cloro e cobri-las com telas se não estiver em uso; Desentupir calhas com água de chuva; Retirar água acumulada de lajes e providenciar um escoadouro; Secar e guardar materiais que possam acumular água em local coberto.

Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor retro-orbital.

Pode também apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas pelo corpo.

Na presença dos sintomas é necessário procurar um serviço de saúde e evitar o uso de medicamentos à base de ácido acetil salicílico, como aspirina, AAS e melhoral.

Também é recomendável ingerir líquidos em abundância.

Informações com a coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, Mariangela da Silva Felix Vecchi, pelo telefone 3218-3139.