MEIO AMBIENTE

Com o projeto Pomar Urbano, Maringá terá árvores frutíferas em terrenos vazios

O objetivo é criar pomares com araçá, pitanga, cereja-do-rio-grande, uvaia, grumixama e ingá em 10 pontos da cidade.

Com o projeto Pomar Urbano, Maringá terá árvores frutíferas em terrenos vazios
A Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) implementou a primeira unidade do projeto na Escola Municipal Professor Geraldo Altoé, inaugurada recentemente. - Foto: Divulgação

Será inaugurado nesta terça-feira (7) o projeto Pomar Urbano em Maringá. Com o objetivo de envolver a comunidade em práticas sustentáveis e no cuidado com o meio ambiente, a iniciativa vai plantar árvores frutíferas em espaços vazios na área urbana, criando cerca de 10 pomares pela cidade.

A Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) implementou a primeira unidade do projeto na Escola Municipal Professor Geraldo Altoé, inaugurada recentemente. A escola também ganhará uma composteira, o que vai permitir que os alunos utilizem resíduos da cozinha da escola na produção de composto orgânico para o pomar.

Os pomares terão cerca 12 árvores frutíferas com mudas de araçá, pitanga, cereja-do-rio-grande, uvaia, grumixama e ingá, sendo duas mudas de cada tipo.

Além de proporcionar um espaço diferente e a criação de áreas verdes na unidade escolar, o projeto também será utilizado, de forma interdisciplinar, para promover o aprendizado científico e a pesquisa por meio da observação das plantas. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento