OPORTUNIDADE

Sejuc promove Semana do Jovem Aprendiz com debates, palestras e orientações em Maringá

Ação gratuita e aberta ao público será realizada no Auditório Hélio Moreira com o objetivo de promover a empregabilidade dos jovens maringaenses; saiba mais.

Sejuc promove Semana do Jovem Aprendiz com debates, palestras e orientações em Maringá
Os jovens participarão de palestras com orientações sobre a Lei da Aprendizagem, empregabilidade, como se comportar em uma entrevista de emprego e mais. - Foto: Reprodução/HPG

A Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc) inicia nesta quinta-feira (2) a Semana do Jovem Aprendiz, ação gratuita e aberta ao público com diversas palestras, debates e orientações sobre empregabilidade para os jovens. O evento é realizado das 9h às 17h nos dias 2 e 3 de março no Auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal.

Durante o evento, os jovens participarão de palestras com orientações sobre a Lei da Aprendizagem, empregabilidade, como se comportar em uma entrevista de emprego, entre outros temas.

“É a primeira vez que realizamos um evento como este e acreditamos que irá contribuir muito com os jovens, com orientações sobre o mercado de trabalho", explica o secretário de Juventude, Emmanuel Predestin.

Jovens entre 14 e 24 anos também poderão realizar o cadastro no programa Jovem Aprendiz, participar de uma seleção para entrevistas de emprego, além de se inscreverem em cursos gratuitos oferecidos pelas instituições nos dias do evento. Os interessados devem apresentar CPF e RG e a presença de pais ou responsáveis não é obrigatória.

Participam das atividades cinco instituições parceiras: Gerar, Lins de Vasconcelos, Lar Escola, Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e Instituto de Aprendizagem Profissional Maringá (Inamare).

Confira a programação da Semana do Jovem Aprendiz:

02/03 - Quinta-feira

  • 9h - Abertura
  • 9h15 - Aspectos legais da aprendizagem profissional (Inamare)
  • 14h30 - Oportunidades geradas pelo Programa de Aprendizagem na Visão do RH (Gerar)
  • 15h - O protagonismo jovem (Lins de Vasconcelos)


03/03 - Sexta-feira

  • 9h - Brasil: um país de oportunidade (Ciee)
  • 14h30 - Aprendiz e Saúde Mental no Trabalho (Lar Escola)

A Lei da Aprendizagem foi criada para regulamentar a contratação de jovens no mercado de trabalho. Ela prevê a inclusão de aprendizes entre 14 e 24 anos incompletos que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio. Para pessoas com deficiência (PCD), não há limite de idade.

Na seção de Empregos do Maringa.Com, há 27 oportunidades para Jovem Aprendiz em Maringá, Goioerê, Paiçandu e Sarandi. Clique aqui e confira as vagas disponíveis.

Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento