CIDADE

Construção de ciclovia na avenida Mário Clapier Urbinati deve começar nos próximos dias

A prefeitura assinou a ordem de serviço na segunda-feira (6) e a previsão de entrega é para o primeiro semestre deste ano.

Construção de ciclovia na avenida Mário Clapier Urbinati deve começar nos próximos dias
Com 750 metros de extensão, entre a avenida Mandacaru e a rua Cristal, no bairro Jardim Universitário, a ciclovia deve fazer parte de um quadrilátero que liga outras ciclovias de diferentes bairros da cidade. - Foto: Mileny Melo/PMM

A ciclovia da avenida Mário Clapier Urbinati deve começar a ser construída nos próximos dias, conforme informações divulgadas pela prefeitura de Maringá nesta terça-feira (7). A previsão de entrega é para o final do primeiro semestre deste ano e o investimento será de R$ 647 mil.

Com 750 metros de extensão, entre a avenida Mandacaru e a rua Cristal, no bairro Jardim Universitário, a ciclovia deve fazer parte de um quadrilátero que liga outras ciclovias de diferentes bairros da cidade. Além disso, uma ciclovia de 4,4 km também deve ser construída na avenida Tuiuti em 2024. A previsão é de que a solicitação para o projeto seja publicada no fim do ano.

Atualmente, a cidade conta com 43 km de ciclovias e a meta é chegar a 50 km até 2024.

Economia no transporte - Em Maringá, cerca de 6% da população se locomove com bicicletas, o dobro da média nacional (3%). Segundo informações do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), 52% dos maringaenses prefere esse meio de transporte devido à economia proporcionada no deslocamento para o trabalho.

Para 41% dos ciclistas que responderam à pesquisa do PlanMob, o tempo médio de viagem fica entre 16 e 30 minutos, mais rápido do que o período gasto em automóveis no trânsito ou no transporte público, por exemplo.

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa