CULTURA

Curso de Artes Cênicas da UEM está com inscrições abertas para oficinas gratuitas de teatro

Qualquer pessoa da comunidade, de diferentes faixas etárias, pode participar das aulas ministradas por professores em formação.

Curso de Artes Cênicas da UEM está com inscrições abertas para oficinas gratuitas de teatro
Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio ou experiência com teatro para fazer parte das aulas - Foto: Reprodução/Julia Bicudo e Julia Calegari

O curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está disponibilizando oficinas gratuitas de teatro para a comunidade. Ao todo, são três cursos diferentes: improvisação e criação cênica; contação ativa de história e jogos dramáticos; e um minicurso teatral sobre objeto, memória e criação. Desses, apenas o último exige o pagamento de uma taxa de matrícula. Saiba mais informações abaixo.

Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio ou experiência com teatro para fazer parte das aulas, que serão ministradas por professores em formação da licenciatura em Teatro como parte da disciplina de estágio curricular dos acadêmicos.

Confira os detalhes de cada oficina:

Improvisação e criação cênica - Curso de iniciação teatral para pessoas com interesse de desenvolver práticas teatrais por meio de estímulos, improvisação e criação cênica. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (6) neste link.

Faixa etária: acima de 14 anos

Período: de 6 de fevereiro a 27 de março, às segundas-feiras, das 19h às 21h, Local: Projeto Desperte, na rua Joubert de Carvalho, 981 (Sobreloja)

Contação ativa de histórias e jogos dramáticos - A integração do teatro com a literatura, especialmente a autoficção, é o foco desta oficina. A criação cênica acontece a partir das vivências dos alunos, misturando realidade com ficção. As inscrições devem ser feitas presencialmente no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC), até o dia 15 de fevereiro.

Faixa etária: de 10 a 15 anos

Período: de 15 de fevereiro a 5 de abril, toda quinta-feira, das 9h às 11h

Local: CAC, localizado na avenida XV de Novembro, 514

Minicurso teatral: objeto, memória e criação - A vida cotidiana é o principal material deste minicurso. Por meio de jogos teatrais, será investigado como coisas comuns do dia a dia podem virar material para criação artística. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário online.

Taxa de matrícula: até domingo (5), R$ 30. Após o dia 5, o valor sobe para R$ 40

Faixa etária: acima de 16 anos

Período: de 7 de fevereiro a 28 de março, às terças-feiras, das 19h às 21h

Local: Ateliê Culturama, localizado na rua Pioneiro Marcelino Leonardo, 147

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa