ECONOMIA

Em cenário de queda nacional, Paraná é líder na indústria com crescimento de 8,5%

Outros oito estados foram destaque no setor, que apresentou variação negativa de 0,1% na média de todo o país.

Em cenário de queda nacional, Paraná é líder na indústria com crescimento de 8,5%
De acordo com o levantamento, entre outubro e novembro de 2022 a média nacional do setor apresentou variação negativa de 0,1% com crescimento em apenas nove dos 15 estados analisados. - Foto: Agência Vale

Em meio ao cenário de queda do setor industrial no Brasil, o Paraná se destaca positivamente com crescimento de 8,5%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (13).

De acordo com o levantamento, entre outubro e novembro de 2022 a média nacional do setor apresentou variação negativa de 0,1% com crescimento em apenas nove dos 15 estados analisados.

Os maiores crescimentos foram registrados no Paraná (8,5%) e Espírito Santo (7,6%) seguidos pelo Ceará (4,3%), Mato Grosso (3,8%), Bahia (3,5%), São Paulo (3,1%), Minas Gerais (2,2%), Santa Catarina (0,3%) e Amazonas (0,1%).

Os estados que apresentaram quedas foram Pernambuco (-2%), Rio Grande do Sul (-1,3%), Rio de Janeiro (-0,9%), Goiás (-0,3%) e Pará (-5,2%).

No acumulado de 12 meses, a produção industrial também teve recuos em nove dos 15 locais pesquisados, sendo os mais prejudicados os estados do Pará (-8,9%) e Espírito Santo (-6,7%). Dos seis locais com alta, o líder é Mato Grosso, com crescimento de 21,6%.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento