EDUCAÇÃO

Com aprovação da Capes, Universidade Estadual de Maringá pode ter cinco novas áreas de doutorado

Os cursos de pós-graduação, se aprovados, serão nas áreas de Sustentabilidade, Políticas Públicas, Ciências Sociais, Ciências Fisiológicas e Engenharia Civil.

Com aprovação da Capes, Universidade Estadual de Maringá pode ter cinco novas áreas de doutorado
Processo interno para criação dos cursos de pós-graduação foi finalizado, mas falta ainda aprovação da Capes. - Foto: Divulgação/UEM

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Maringá (COU/UEM) aprovou, por maioria, a criação de mais cinco doutorados em modalidades acadêmica e profissional. Com essa votação se encerra o trâmite interno para implantação dos cinco novos cursos de pós-graduação.

Os pareceres foram aprovados pelos Conselhos de Administração (CAD) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP). O próximo passo será passar pela avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC).

Os cursos aprovados pelo COU são: doutorado em Sustentabilidade, do Programa de Pós-Graduação Associado em Sustentabilidade (PSU), vinculado ao Centro de Tecnologia (CTC); doutorado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em modalidade profissional, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH); doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, em modalidade acadêmica e presencial, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH); doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas (CCB); e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, vinculado ao Centro de Tecnologia.

Em setembro, o Conselho aprovou também a criação do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Bioestatística (PBE), e dos cursos de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes, Culturas e Humanidades (PAC), e do Programa de Pós-Graduação em Direitos e Garantias Fundamentais na Tutela das Vulnerabilidades.

Os três processos ainda aguardam autorização da Capes.

Universidade Estadual de Maringá
Por Gabrielle Nascimento