CIDADE

Praça Napoleão Moreira é reinaugurada nesta sexta-feira (16) com atrações gratuitas para a família

O espaço passou por obras de revitalização e modernização com investimento de R$ 3,7 milhões; veja as atrações da cerimônia.

Praça Napoleão Moreira é reinaugurada nesta sexta-feira (16) com atrações gratuitas para a família
O espaço já abrigou a segunda rodoviária da cidade, o Bosque das Essências, o terminal do transporte coletivo, já recebeu a Casa do Papai Noel, entre outros. - Foto: Thiago Louzada/PMM

Após meses de obras para revitalização e modernização, a Praça Napoleão Moreira da Silva, no centro de Maringá, será reinaugurada nesta sexta-feira (16) às 17h. Ao todo, foram investidos mais de R$ 3,7 milhões em uma área de 13,5 mil m².

Com o objetivo de manter os principais aspectos urbanísticos e históricos da praça, o projeto de reforma envolveu a Secretaria de Obras Pública (Semop), o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) e o Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura.

Foram mantidos os bancos curvilíneos de cimento, o busto do comerciante e vereador Napoleão Moreira da Silva, a vegetação (palmeiras e arbustos), o desenho e traçado original e outras estruturas de concreto. 

Entre as novidades da Praça estão dois chafarizes, uma fonte aquática, equipamentos para ginástica, parquinho com piso emborrachado, mesas de jogos com área coberta, espaços para feiras e eventos, paraciclos, além de iluminação com lâmpadas de led e câmera de segurança monitorada pela Guarda Civil. 

A cerimônia de reinauguração da Praça Napoleão Moreira da Silva terá apresentação musical dos Arautos do Evangelho e brincadeiras e atividades lúdicas para as crianças, como cama elástica, brinquedos, recreação, pinturas, distribuição de pipoca e algodão doce, entre outros. 

A Secretaria de Saúde também participa da ação com serviços gratuitos, incluindo aferição de pressão, teste de glicemia e autoteste de HIV.

A Praça Napoleão Moreira da Silva foi criada no final da década de 1940. Em 1962 o espaço foi urbanizado com projeto do arquiteto José Augusto Bellucci, que assina outros pontos de Maringá, como a Catedral.

Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento