GERAL

Consultores do Sebrae preparam cursos para Bairro Empreendedor

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo e com apoio de parceiros, está programando algumas atividades para o Bairro Empreendedor, tanto para os participantes do programa quanto aos moradores dos bairros da região Sul, que terão uma confraternização de final de ano.

Para os micro e pequenos empresários e as pessoas que pretendem montar um negócio, haverá uma série de palestras e cursos de consultorias nos dias 8, 9 e 16 de novembro.

Essa será a segunda rodada de cursos oferecidos pelo programa.

O primeiro foi realizado há duas semanas por consultores do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional – Senac, no Centro Esportivo do Jardim São Silvestre.

De acordo com o consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Cláudio Serrato, serão debatidos um tema a cada dia.

“Primeiro vamos discutirr os aspectos ligados ao comportamento empreendedor, avaliando o comportamento do pequeno empresário em relação aos negócios.

No dia seguinte, 9 de novembro, vamos verificar o que cada participante tem em mente, o que pretende e espera da empresa.

Nesta reunião vamos distribuir um roteiro para coletar as informações do comércio.

No dia 16, com a entrega do roteiro vamos auxiliar cada participante.

Já estaremos fazendo um trabalho direto com cada um”.

O Bairro Empreendedor surgiu para auxiliar os comerciantes que desejam abrir seu próprio negócio e aulixiar os pequenos empresários para aumentar o investimento e, conseqüentemente, abrir mais vagas no mercado de trabalho.

Por meio de palestras, cursos de capacitação e atividades ligadas ao setor social os participantes do projeto, que contempla 14 bairros neste primeiro momento, terão a oportunidade de crescer profissionalmente.

Todas as ações realizadas no decorrer da estruturação de cada bairro têm o objetivo de alavancar o comércio local, fazendo com que os moradores não necessitem se deslocar a outros bairros para comprar ou mesmo para trabalhar.

O programa pretende inserir a cultura do empreendedorismo para as comunidades, estimular a abertura e fortalecer as micro e pequenas empresas existentes, estabelecer uma rede de parceria para fortalecer as atividades empresarias, incentivar a geração de emprego e auto-emprego com qualificação técnica e de gestão, estimular a geração de renda, entre outros.

Para finalizar os trabalhos do programa, que terá continuação no início do próximo ano, Prefeitura e parceiros estão organizando uma confraternização com atividades recreativas e avaliação de saúde, no Jardim São Silvestre, das 10 às 16 horas.

De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Ercílio Santinoni, serão atividades para motivar a continuação do programa.

“Como vamos paralisar as atividades devido ao final de ano, vamos fazer um sábado de recreação.

Estamos satisfeitos satisfeitos com a experiência, uma vez que os participantes estão demonstrando interesse.

No próximo muitos outros cursos serão realizados com a intenção de alanvancar o setor comercial dos bairros”, finaliza o secretário.