SAÚDE

Brasil recebe 1,4 milhões de vacinas bivalentes contra Covid-1

É o primeiro lote para o Brasil de imunizantes que protegem contra mais de uma variante.

Brasil recebe 1,4 milhões de vacinas bivalentes contra Covid-1
Para identificação, os frascos das vacinas bivalentes têm tampa na cor cinza, cada uma com seis doses. - Foto: Divulgação/Pfizer

O Brasil recebeu, nesta sexta-feira (9), o primeiro lote de vacinas bivalentes contra covid-19. A carga trouxe 1,4 milhão de doses de fabricação da Pfizer que, ao contrário das comuns, protegem contra mais de uma variante: a Ômicron original e a BA1.

Em comunicado, o Ministério da Saúde informou que o contrato firmado com o laboratório prevê a entrega de todas as vacinas disponíveis, com as atualizações, e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Mesmo diante da chegada dos novos lotes de vacinas, é importante reforçar que as doses disponíveis neste momento nas salas de vacinação de todo Brasil são eficazes contra a doença e protegem contra casos graves e óbitos. Os brasileiros devem procurar os postos de vacinação mesmo após o prazo para a dose de reforço”, alertou o Ministério da Saúde.

Agora, as doses passarão por avaliação e análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. As orientações sobre a distribuição, a aplicação das vacinas e o público-alvo serão divulgadas pelo Ministério da Saúde, em nota técnica, nos próximos dias.

Agência Brasil
Por Gabrielle Nascimento