ESPORTE

Paixão nacional, dia de jogos do Brasil na Copa deixam as ruas de Maringá desertas

Enquanto os bares estão lotados e as pessoas se reúnem em casa para torcer pela seleção brasileira, as ruas da Cidade Canção ficam predominantemente vazias.

Paixão nacional, dia de jogos do Brasil na Copa deixam as ruas de Maringá desertas
Comércio fecha as portas e moradores se reúnem para torcer, deixando as ruas de Maringá vazias. - Foto: Ademir Kimura/Maringa.Com

Desde o início da Copa do Mundo 2022, no dia 18 de novembro, a expectativa pelo hexacampeonato invadiu o coração de todos os brasileiros. A cada quatro anos até mesmo aqueles que não acompanham futebol param para assistir a participação da Seleção Canarinho na disputa do maior campeonato da modalidade. 

O reflexo dessa comoção está nas ruas da cidade, que ficam desertas no momento das partidas. Nesta sexta-feira (9), por exemplo, durante a partida do Brasil contra a Croácia, a região central de Maringá já estava "morta" pouco antes das 12h, horário de início do jogo.

Avenida Brasil, esquina com a rua Piratininga. Foto: Ademir Kimura/Maringa.Com 
Avenida São Paulo também estava deserta para uma sexta-feira às 12h. Foto: Ademir Kimura/Maringa.Com

Até as lojas que continuam abertas durante a partida têm o expediente pausado. Com a falta de clientes, colaboradores se reúnem no ambiente de trabalho para torcer pelo Brasil. 

Sem clientes, colaboradores de uma loja na região central têm uma pausa no expediente para acompanhar o jogo da Seleção. Foto: Ademir Kimura/Maringa.Com

Mas, enquanto as ruas e o comércio perdem o movimento neste período, os bares ficam repletos de torcedores em pleno horário comercial. Seja em casa, no bar ou no ambiente de trabalho, todo mundo se mobiliza para torcer por um mesmo sonho: a sexta estrela na camisa da Seleção. 

Neste ano, pensando na paixão dos maringaenses pelo futebol, a Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá montou uma estrutura completa com telão, tendas e cadeiras para os brasileiros torcerem juntos na Vila Olímpica. 

Com entrada gratuita e área gastronômica, o espaço denominado Arena Maringá, teve sucesso de público e animação nos quatro jogos disputados pelo Brasil. 

Milhares de torcedores se reúnem na Arena Maringá para assistir aos jogos do Brasil. Foto: Ademir Kimura/Maringa.Com
Multidão fica atenta ao telão com partida entre Brasil e Croácia. Foto: Ademir Kimura/Maringa.Com

Nas oitavas de final, em disputa contra a Coreia do Sul, além da exibição da partida, a Arena Maringá teve apresentações do grupo Samba K Gente e Bateria Epidemia, dos cursos de engenharia da UEM. 

Agora, com a eliminação do Brasil para a Croácia, o clima de festa deve cessar pela cidade. É o fim da Arena Maringá, das folgas no trabalho e uma pequena pausa na busca pelo hexa, que fica adiado para 2026.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento e Vanessa Santa Rosa