ELEIÇÃO

Prazo para justificativa de ausência no primeiro turno das eleições termina hoje

Quem não justificar pode ter dificuldade para emitir documentos como identidade, passaporte, entre outros.

A foto mostra uma cabine de votação. Uma pessoa vestida de azul está atrás dela, votando.
Eleitores que não compareceram aos dois turnos precisam justificar duas vezes. - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O prazo para eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições de 2022 regularizarem a situação com a Justiça Eleitoral termina hoje (1).

Devido à obrigatoriedade do voto no Brasil para pessoas entre 18 e 70 anos, aqueles que não justificarem ficam proibidos de emitir o certificado de quitação eleitoral, que pode ser exigido para a solicitação de documentos oficiais, como identidade e passaporte, por exemplo.

Para se manter em dia com a Justiça Eleitoral é necessário votar em todas as eleições passadas, ou justificar a ausência, e também ter respondido aos chamados para trabalhar como mesário. A situação pode ser regularizada por meio do pagamento de multas.

O prazo de justificativa é de 60 dias desde o fim do pleito. Como, neste ano, o primeiro turno aconteceu no dia 2 de outubro, a data caiu nesta quinta-feira (1) e há três maneiras de justificar: pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justificativa, nos portais da Justiça Eleitoral ou preenchendo um formulário de justificativa eleitoral.

Cada turno de votação é considerado independente. Portanto, quem não compareceu aos dois turnos, precisa justificar duas vezes. Para eleitores que só não compareceram ao segundo turno, em 30 de outubro, a justificativa também pode ser feita agora, sem a necessidade de esperar os 60 dias para o fim do prazo.

Maringa.Com, com informações da Agência Brasil
Por Vanessa Santa Rosa