TEMPO

Defesa Civil alerta para chuvas intensas no Paraná e em Santa Catarina até esta quarta-feira (30)

Há um grande risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em partes da região.

A foto mostra a chuva pingando de um telhado. É possível ver uma árvore desfocada ao fundo.
A orientação para moradores das regiões de risco é para que se inscrevam nos serviços de alerta da Defesa Civil. - Foto: Freepik

A Defesa Civil segue monitorando as fortes chuvas que atingem partes do Paraná e Santa Catarina nos últimos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), determinadas regiões dos dois estados estão em alerta vermelho até a noite desta quarta-feira, com uma quantidade de chuva acumulada que pode superar 100 milímetros.

Devido a esse acumulado, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em algumas partes da região. Por causa da chuva intensa que atingiu a Serra do Mar, no litoral paranaense, durante o fim de semana, um grande deslizamento atingiu a BR-376 na noite desta segunda-feira (28). Até o momento, um óbito foi confirmado e ainda não há informações oficiais sobre quantas pessoas estão desaparecidas.

As áreas que devem ser mais afetadas são a Região Metropolitana de Curitiba, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Sudeste Paranaense, Norte Catarinense, Sul Catarinense e a Região Serrana e o Nordeste Rio-grandense.

A orientação da Defesa Civil para moradores das regiões de risco é para que se inscrevam nos serviços de alerta, enviando um SMS para o número 40199 com o CEP de onde moram. Em caso de desastre, um aviso será enviado para a população. 

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa