EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação aplica Prova Paraná a todos os alunos da rede estadual

A avaliação acontece nesta terça e quarta, dias 29 e 30 de novembro, e tem o intuito de diagnosticar o nível de aprendizado dos estudantes em todas as disciplinas.

Secretaria de Educação aplica Prova Paraná a todos os alunos da rede estadual
As avaliações são aplicadas em cada escola com duração de 2h30 por dia, durante o período de aula. - Foto: Lucas Fermin/SEED

A Secretaria de Educação do Paraná aplica, nesta terça e quarta-feira, dias 29 e 30 de novembro, a última edição de 2022 da Prova Paraná, avaliação responsável pelo diagnóstico de aprendizado dos alunos da rede estadual de ensino. A prova abrange todas as disciplinas de cada série com os conteúdos abordados em aula durante o trimestre. 

Os dois dias de prova são divididos de acordo com as áreas de conhecimento. Em um, os alunos responderão perguntas das áreas de Linguagens e Ciências Humanas. No outro, o conteúdo será referente às áreas de Matemática e Ciências da Natureza.

As avaliações são aplicadas em cada escola com duração de 2h30 por dia, durante o período de aula. Outras duas provas foram feitas neste ano, para avaliar a aprendizagem dos dois outros trimestres letivos.

“É um raio-x para a gente tomar as próximas medidas, entender quais conteúdos precisam ser revistos, quais habilidades devem ser aprofundadas com os estudantes e de quais delas eles já se apropriaram”, diz Roni Miranda, diretor de Educação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

Os resultados serão divulgados por meio do Power BI (serviço da Microsoft de análise de dados que a Seed usa) para toda a rede estadual de ensino, classificados de acordo com cada disciplina, conteúdo e turma. 

Esses dados auxiliam os professores e as equipes gestora e pedagógica dos colégios a aprimorar suas ações pedagógicas e estratégias de ensino-aprendizagem.

Agência Estadual de Notícias
Por Gabrielle Nascimento