Alunos da rede estadual de ensino realizam Prova Paraná Mais a partir desta semana
Focada nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, a prova será destinada aos estudantes do fim de cada etapa de ensino: básico, fundamental e médio.
Começa nesta terça-feira (25) a aplicação da Prova Paraná Mais para os estudantes da rede estadual de ensino. A avaliação teve sua última edição em 2019 e não foi aplicada em 2020 e 2021 devido aos impactos da pandemia nos anos letivos. A prova segue até o dia 3 de novembro, dependendo da instituição de ensino.
Diferente da Prova Paraná regular, aplicada para todos os alunos da rede a cada trimestre, a Prova Paraná Mais é direcionada aos estudantes no fim de cada etapa de ensino: 5º ano do fundamental, o último dos anos iniciais; 9º ano do fundamental, o último dos anos finais; e 3ª série do ensino médio.
A avaliação é focada nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao contrário da edição regular, que abrange quase todos os componentes curriculares. Para o 5º ano são 44 questões, sendo 22 de Língua Portuguesa e 22 de Matemática. Já para o 9º ano e ensino médio são 52 questões, sendo 26 de Língua Portuguesa e 26 de Matemática. A avaliação tem duração de 2h30.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
“A Prova Paraná Mais é uma avaliação de desempenho, para ver os níveis de aprendizagem dos estudantes. O conteúdo avaliado para o ensino fundamental anos finais, por exemplo, vai desde o 6º até o 9º ano. Cai uma gama diversificada de conteúdos, é uma avaliação de etapa inteira”, explica o diretor de Educação da Secretaria de Educação do Paraná, Roni Miranda.
Na prática, além dos conteúdos abordados, a avaliação segue os mesmos parâmetros de aplicação do Saeb, exame aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Contando com os alunos do 5º ano das redes municipais, ao todo mais de 350 mil estudantes devem realizar a prova até o início do mês que vem, uma vez que cada colégio definiu a data de aplicação dentro do período entre 25 de outubro e 3 de novembro.