GERAL

Acima da média nacional, expectativa de vida dos paranaenses chega a 78,5 anos

De acordo com o levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, as mulheres vivem até sete anos a mais que os homens; veja os dados na íntegra.

Acima da média nacional, expectativa de vida dos paranaenses chega a 78,5 anos
No Paraná, os homens possuem uma estimativa de vida de até 75,1 anos enquanto as mulheres atingem os 81,9 anos. - Foto: Ari Dias/AEN

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida da população paranaense cresceu. Em levantamento divulgado nesta sexta-feira (25), a esperança de vida ao nascer passou de 78,2 anos em 2020 para 78,5 anos em 2021. 

Ao considerar gêneros, os homens que vivem no Estado têm expectativa de vida de 75,1 anos, enquanto as mulheres paranaenses vivem quase sete anos a mais, chegando a 81,9 anos.

O índice de saúde e qualidade de vida divulgado pelo instituto supera a média nacional, que também teve um crescimento e agora está em 77 anos (era 76,8 anos). A média do Paraná é superior a outras três regiões: Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

As projeções do IBGE para o Brasil e os estados foram feitas com base no último censo completo, realizado pelo instituto em 2010 – o Censo de 2022 está em andamento. Os indicadores ainda não consideram a pandemia no cálculo final.

Segundo o relatório, com base no cenário atual, a expectativa de vida no Paraná deve ultrapassar a faixa de 80 anos em 2028 (80,07 anos). No recorte apenas dos homens, isso deve ocorrer apenas em 2052 (80,08 anos), o que evidencia que é um público que procura menos os serviços de saúde, ou procura apenas quando o cenário das doenças está mais adiantado.

Agência Estadual de Notícias
Por Gabrielle Nascimento