DOAÇÃO

Hemocentro de Maringá está com estoque de sangue O- em nível de alerta

Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado neste 25 de novembro, prestigia e destaca a importância da doação de sangue, que pode salvar vidas.

Hemocentro de Maringá está com estoque de sangue O- em nível de alerta
O número de doações é prejudicado durante o fim de ano, na época de férias, e a mobilização de voluntários faz toda a diferença devido a alta demanda por sangue. - Foto: Freepik

Nesta sexta-feira (25) é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue que, além de homenagear os voluntários que ajudam a manter os estoques em bons índices, promove a conscientização sobre a importância em doar durante todo o ano. 

No entanto, em meio a época de férias, os índices de doações são severamente afetados em todo o país. 

Em Maringá, o principal ponto de coleta de sangue para doação, o Hemocentro, está com o estoque de sangue O- em nível de alerta, prestes a atingir o índice crítico. Todos os outros tipos sanguíneos seguem com estoque em nível adequado, mas, com a tendência de alta demanda por sangue durante o fim de ano, a mobilização de voluntários para doação neste período é fundamental. 

Tipo de sanguePode doar paraPode receber de
A+ AB+ e A+A+, A-, O+ e O-
A- A+, A-, AB+AB- A- e O-
B+B+ e AB+B+, B-, O+ e O-
B-B+, B-, AB+ e AB-B- e O-
AB+AB+Todos
AB-AB+ e AB-A-, B-, O- e AB-
O+A+, B+, O+ e AB+O+ e O-
O-TodosO-

QUEM PODE DOAR — Para realizar a doação de sangue, o voluntário deve comparecer com um documento oficial com foto em mãos. É necessário que a pessoa tenha mais de 50kg, idade entre 18 a 68 anos, esteja alimentada e dentro do período de intervalo entre doações que, para homens é de 2 meses e, para mulheres, 3 meses. Além disso, é necessário estar saudável. 

Durante o cadastro para doação de sangue, um questionário é realizado com diversas questões sobre rotina, hábitos e possíveis doenças. Ao finalizar as perguntas, os enfermeiros responsáveis determinarão se a pessoa está apta ou não para realizar a doação de sangue. 

Confira a lista de proibições para doação de sangue:

  • Grávidas
  • Mulheres que estejam amamentando
  • Pessoas que fizeram tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses
  • Ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas
  • Ter apresentado febre ou gripe nos últimos 15 dias
  • Ter realizado procedimentos cirúrgicos nos últimos s12 meses
  • Ter realizado procedimentos odontológicos nos últimos 7 dias
  • Ter múltiplos parceiros sexuais sem o uso de camisinha

Outras questões serão avaliadas pelos profissionais do banco de sangue. 

ONDE DOAR — Há três pontos de coleta de sangue em Maringá: o Banco de Sangue Dom Bosco, localizado na Av. Cidade de Leiria, 374; o Hospital do Câncer, localizado na Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 1763; e o principal, o Hemocentro, localizado na Av. Mandacaru, 1590. 

No Hemocentro é possível agendar a doação através deste link. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 7h às 18h30. Aos sábados o atendimento é das 7h às 12h30. 

Nos outros dois pontos de coleta, Dom Bosco e Hospital do Câncer, basta chegar à recepção e informar o desejo de doar sangue. Os horários de funcionamento são de segunda a sexta das 8h às 8h e sábados das 8h às 12h.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento