ECONOMIA

Feira conscientiza sobre impostos

Com o objetivo de promover a educação fiscal, alunos do curso de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizam a Feira do Imposto, no 2º piso do shopping Aspen Park.

A mostra ocorrerá da próxima quinta-feira (dia 2) até domingo (dia 5), no horário de funcionamento do shopping.

No local do evento, vão ocorrer diversas atividades.

A principal delas será uma feira com vários produtos, desde alimentos até itens de limpeza, passando por eletrodomésticos, vestuário e materiais de higiene.

Em cada item, haverá etiquetas identificando a alíquota de imposto embutida no preço do produto.

Serão exibidos também vídeos sobre educação fiscal, que mostram a história do tributo, a importância de pagar impostos, e de exigir nota fiscal no ato da compra.

Haverá ainda exibição de gráficos que apresentam a carga tributária em nível nacional, estadual e municipal.

E, especialmente para conscientizar as crianças, haverá a Vendinha do Fisco, uma venda fantasia em que os pequenos consumidores irão simular compras para aprender um pouco mais sobre nota fiscal e cobrança de tributos.

Durante os dias da exposição, duas estudantes de enfermagem da UEM também estarão à disposição para aferir a pressão dos visitantes.

Todos os alunos organizadores da feira estão ligados ao Programa de Educação Tutorial (PET), um programa nacional presente em 11 cursos da UEM, que visa, entre outras ações, criar projetos de extensão para conscientização social.

Além do shopping Aspen Park, também são parceiros do evento a Sociedade Eticamente Responsável (SER), a Receita Estadual e a UEM.

Na quinta-feira (dia 2), as lojas da praça de alimentação, exposições e ações de lazer do Aspen funcionam das 12h às 22h.

Na sexta, sábado e domingo o shopping abre normalmente, das 10h às 22h.