CIDADE

UEM recebe prêmio de Universidade Amiga do Desafio Sebrae

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebe amanhã, dia 1º, o prêmio de Universidade Amiga do Desafio Sebrae, maior jogo virtual de empreendedorismo do mundo, concedido à universidade com maior número de inscritos no Estado.

A UEM teve 509 alunos inscritos, num total de 3.704 participantes no Paraná.

A equipe ENCAD, terceira colocada na etapa estadual, formada por estudantes de Engenharia Civil e Administração de Empresas da UEM, também será premiada no evento, realizado pelo Sebrae a partir das 13h30, no auditório do departamento de Engenharia Civil da Universidade.

Fazem parte da equipe os estudantes Luís Filipe de Assis Miguel, Fabrício Casarin da Silva, João Paulo Gomes Grigoli e Giuseppe Alfonso Brunati.

Na cerimônia de premiação será realizada a palestra Empreendedorismo X Profissionalismo com a consultora do Sebrae no Paraná, Elizabeth Willemann e contará com a presença de professores, coordenadores, alunos e representantes do Sebrae.

A UEM também foi a terceira universidade brasileira com maior número de inscritos, num total de mais de 50 mil alunos, que se inscreveram para o Desafio Sebrae 2006 em todo o Brasil.

A proposta desse ano foi administrar uma empresa fabricante de móveis.

Ao longo do jogo, os estudantes vivenciaram situações que simulam o cotidiano de uma empresa no mercado, tomando decisões em negociações, estabelecendo metas, gerenciando a produção.

"O Desafio Sebrae coloca o estudante em contato com as práticas empresariais e frente às adversidades do mercado, dando mais chances desse estudante desenvolver uma boa gestão no comando de um negócio no futuro", avalia Hélio Cadore, diretor superintendente do Sebrae no Paraná.

Para Marta Ubeda, coordenadora da área de Educação do Sebrae no Paraná, esse estímulo tem reflexos no desenvolvimento de novos negócios, que geram mais empregos e tendem a incrementar a economia brasileira.

"O contato com o universo dos negócios desperta os jovens para a possibilidade de investirem numa empresa própria no futuro", destaca Marta.

Ao todo são 32 equipes que vão para a semifinal no país: as equipes que conquistaram o primeiro lugar nos 26 estados mais o Distrito Federal, duas equipes oriundas dos dois estados que tiveram maior número de inscritos e mais duas equipes da repescagem.

Na final serão selecionadas apenas oito equipes, que vão competir no Distrito Federal pela vitória no Prêmio.

Os integrantes da equipe vencedora recebem como prêmio uma viagem à Europa.