Em novo formato, saiba como emitir a Carteira de Trabalho
Disponível para qualquer pessoa com CPF, o documento é fundamental para garantir acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento responsável por registrar a vida profissional do trabalhador brasileiro, além de garantir o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei.
No entanto, desde 2020, o importante documento passou a ser emitido prioritariamente em formato digital, deixando a versão em papel apenas para casos excepcionais.
Vale destacar que o documento impresso não perde a validade. A única mudança é que, de agora em diante, todos os contratos de trabalho e anotações poderão ser acompanhados pelo aplicativo ou pela internet.
Com o novo formato sendo prioritário, o Maringa.Com preparou um tutorial atualizado de como emitir a CTPS.
ABRIR UMA CONTA NO GOV.BR
Para emitir a Carteira de Trabalho Digital é necessário, antes de tudo, criar uma conta no site gov.br, Portal Único do Governo, usando seu CPF.
Após ler e aceitar os termos de uso, a conta será criada com reconhecimento facial pelo celular e, para isso, é necessário baixar o app gov.br. Pelo celular, abra o aplicativo e clique no botão ‘Ler QR code’ na tela inicial. No computador, clique em gerar QR code, neste link.
Caso o usuário não tenha celular, é possível validar o cadastro através do banco que você usa de forma online. Ou, ainda, através de um questionário confirmando alguns dados pessoais.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Com a conta criada e confirmada, já é possível obter a carteira digital.
EMITIR CARTEIRA DIGITAL
Na página inicial do Portal Único do Governo, clique em Obter a Carteira de Trabalho, item número 6 da lista central do site. Ao clicar em ‘Início’ será necessário acessar o Portal Emprega Brasil com os dados da conta gov.br. E pronto, sua Carteira de Trabalho já está disponível!
EMISSÃO DE CARTEIRA DE TRABALHO FÍSICA
Necessária apenas para casos de trabalhadores contratados por órgãos públicos e internacionais, a Carteira de Trabalho física é emitida através de agendamento, que deve ser solicitado por e-mail.
O endereço utilizado é trabalho.uf@economia.gov.br e varia de acordo com o estado de residência, trocando a sigla UF pela da região. No Paraná, por exemplo, o e-mail é trabalho.pr@economia.gov.br.
A documentação necessária para levar no dia agendado é CPF, RG ou CNH, comprovante de residência com CEP, Certidão de Nascimento para pessoas solteiras ou de Casamento para pessoas casadas e foto 3x4 colorida.
Para estrangeiros, os documentos necessários são Carteira de Registro Nacional Migratório ou Protocolo da Polícia Federal.