SUSTENTABILIDADE

Paraná e Japão estudam parcerias em meio ambiente e energia

Paraná e Japão estudam parcerias em meio ambiente e energia
Reunião com a agência de fomento do governo japonês
O Governo do Paraná ampliou os contatos com o Japão para a transferência de tecnologia nas áreas de meio ambiente e de energias renováveis. O diretor da Japan External Trade Organization (Jetro), espécie de agência de fomento do governo japonês, Yoshiaki Usabi, se reuniu, manhã desta segunda-feira (7), com o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros.

Nos encontros, que começaram na sexta-feira (4) com os secretários estaduais Cássio Taniguchi, do Planejamento, e Jonel Iurk, do Meio Ambiente, o diretor da Jetro recebeu informações para o relatório que será entregue ao governo japonês e a empresas interessadas em fazer negócios no Brasil. Curitiba foi escolhida pela Jetro, junto com Taiwan e Estocolmo (Suécia), como uma das três melhores regiões do mundo para se investir no setor de meio ambiente e desenvolvimento limpo.

“São locais onde o Japão pretende oferecer tecnologia no setor de desenvolvimento ambiental sustentável. Essa tecnologia servirá para dar mais estabilidade e garantir avanços na qualidade de vida e na preservação do meio ambiente”, explicou o secretário Ricardo Barros. Na reunião, na sede da Câmara de Comércio e Indústria Brasil/Japão, Yoshiaki teve acesso a detalhes dos estudos e projetos em andamento na Copel na área de energias limpas.

COPEL – De acordo com o superintendente de energias renováveis da Copel, Francisco Oliveira, a empresa possui histórico da utilização de energias renováveis, já que mais da metade da produção da Companhia vem dessa fonte. Francisco apresentou diferentes projetos e estudos com energia produzida por biodiesel, biomassa, reciclagem de lixo, vento, luz solar e microalgas.

Ricardo Barros reiterou o interesse do Governo do Estado em estreitar as relações com o Japão e disse estar confiante com a possibilidade do aumento de investimentos japoneses na capital paranaense. “Tenho certeza que o relatório a ser elaborado pelo diretor da Jetro para o Japão e para as empresas japoneses propiciará grandes investimentos em Curitiba”.

Também participaram da reunião o deputado federal Luiz Nishimori, o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil/Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, o diretor da Câmara, Fujio Takamura, o representante da Câmara Heberthy Daijó e o representante da Associação Paranaense dos Ex-Bolsistar Brasil Japão (Apaex) Makoto Yamanouchi.