TURISMO

O que fazer em Maringá: 6 atrações imperdíveis da Cidade Canção

Opções incluem gastronomia e lazer gratuito em meio à natureza.

A foto mostra a Catedral de Maringá, com o sol posicionado atrás.
Estas atrações são ideais para serem aproveitadas durante os finais de semana, feriados prolongados ou viagens à Cidade Verde - Foto: Instagram @maringacom

Considerada a melhor cidade do Brasil para se viver, Maringá atrai turistas de todo o Brasil. Com diversas áreas verdes espalhadas em meio à paisagem urbana, a cidade não oferece apenas um roteiro repleto de atrações relacionadas à natureza, mas também de gastronomia.

Confira algumas opções de lazer maringaenses, a maioria delas gratuitas, ideais para serem aproveitados durante os finais de semana, feriados prolongados ou viagens à Cidade Verde.

Parque do Ingá

Créditos: Instagram @maringacom

Um dos maiores símbolos da cidade, o Parque do Ingá tem uma área de 47,3 hectares de reserva florestal e um lago artificial, onde é possível alugar pedalinhos. Opção ideal para visitar com toda a família, próximo ao lago há uma lanchonete e uma loja de lembrancinhas.

Alguns animais, como saguis, pavões e diversos tipos de pássaros podem ser observados durante a visita ao parque. A entrada é gratuita.

Endereço: Av. São Paulo, Zona 1

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 17h

City Tour

Créditos: Divulgação/PMM

Se você vai ficar em Maringá por pouco tempo e quer conhecer mais sobre a história da cidade, o City Tour é a melhor atração. Por apenas R$ 2, você pode conhecer os principais pontos turísticos em um passeio na jardineira da Maringá Turística.

Com saída da praça Renato Celidônio, em frente à Catedral, o passeio sai às 15h de sábados, domingos e feriados. É necessário levar o dinheiro trocado e pagar direto com o motorista.

Parque do Japão

Créditos: Divulgação/PMM

A imigração japonesa é parte importante da história de Maringá — a cidade possui um acordo de irmandade com Kakogawa — e o Parque do Japão é um exemplo de como a cultura japonesa influencia a região. 

Inaugurado em 2013 e com mais de 100 mil m² de área preservada, o parque possui um lago de carpas e vegetação que remete à Terra do Sol Nascente.

No local é possível comprar lembrancinhas em uma loja e comer pratos típicos no restaurante, que fica aberto as quintas e sextas, das 11h às 14h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.

Endereço: Rua Tulipa, 987, Jardim Industrial

Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 8h às 18h

Praça da Catedral 

Créditos: Instagram @maringacom

praça da Catedral é o lugar perfeito para se reunir com os amigos. Ao lado do maior ponto turístico da cidade, a Catedral Basílica Nossa Senhora da Glória, os gramados da praça sempre ficam cheios nos finais de semana, com grupos de pessoas fazendo piqueniques e se divertindo ao ar livre.

Endereço: Praça da Catedral, Zona 2

Mercadão de Maringá

Créditos: Divulgação/Instagram @mercadaomga

Se você é fã de gastronomia, o Mercadão de Maringá é a melhor opção para almoços ou jantares especiais na Cidade Canção. 

Alguns dos restaurantes mais celebrados da cidade, com os mais diferentes estilos de cozinha, estão presentes no Mercadão. Além disso, o local, que tem quase 70 anos de história, também conta com adegas, armazéns, lojas de temperos e muito mais. 

Endereço: Av. Prudente de Morais, 601, zona 7

Horário de funcionamento: 

Lojas - terça a sexta: 8h às 19h; Sábado: 8h às 18h; Domingo: 8h às 13h

Restaurantes - terça a domingo: 11h às 22h30

Vila Olímpica

Créditos: Instagram @maringa.com

O complexo que abriga o Estádio Regional Willie Davids, o Ginásio de Esportes Chico Neto e o  Ginásio Valdir Pinheiro — além de piscinas olímpicas, quadras de areia e pista de atletismo e velódromo — é o lugar preferido de caminhada dos moradores da zona 7. 

Com 122 mil m², a Vila Olímpica também abriga a Feira do Produtor toda segunda, quarta e sábado. Além disso, diversos grafites feitos por artistas de Maringá e região estão espalhados pelas paredes do espaço.

Endereço: Av. Duque de Caxias, 1368

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa