TECNOLOGIA

Prefeitura de Maringá concede 1ª licença para empresa instalar tecnologia 5G na cidade

Há outros nove processos em análise para o licenciamento de infraestruturas em diferentes regiões da cidade.

Prefeitura de Maringá concede 1ª licença para empresa instalar tecnologia 5G na cidade
A lei que regulamenta a instalação das antenas do sinal 5G em Maringá foi sancionada no fim de junho deste ano. - Foto: Freepik

Foi liberada nesta segunda-feira (24), a primeira licença para uma empresa instalar a infraestrutura para uma antena 5G em Maringá. O equipamento será instalado pela empresa autorizada no topo de um edifício na Zona 7 e, em seguida, a empresa negociará com as companhias telefônicas a instalação da antena que transmite o sinal.

Há outros nove processos em análise para o licenciamento de infraestruturas em diferentes regiões da cidade. 

“Trabalhamos bastante para agilizar toda a legislação para permitir a instalação da tecnologia 5G na cidade Nesta segunda-feira saiu a primeira licença autorizada pela Prefeitura. A parte da gestão municipal está sendo feita e agora depende das empresas se instalarem na cidade. Mais um passo importante para transformar Maringá em uma smart city”, reforça o prefeito Ulisses Maia. 

A Estação Transmissora de Radiotelecomunicações (ETR) precisa ser autorizada pela Anatel e é solicitada para a Prefeitura através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), direcionado para a Diretoria de Edificações da Secretaria de Urbanismo e Habitação (Seurbh). O secretário da Seurbh, Estevão Palmieri, informa que há um prazo de até 60 dias para aprovação, válida por dez anos. 

A lei que regulamenta a instalação das antenas do sinal 5G em Maringá foi sancionada no fim de junho deste ano.

Com isso, Maringá deve ser uma das primeiras cidades do interior do Brasil a ter tecnologia 5G, já que a rede começou a ser implantada primeiro nas capitais. O sinal 5G proporcionará internet mais rápida e possibilitará que empresas e indústrias ofereçam melhores serviços para a população.

Prefeitura de Maringá