TECNOLOGIA

Quando Maringá deve receber o sinal 5G?

Tecnologia chegou à Curitiba no dia 16 de agosto e, conforme especialistas, Maringá está adiantada nas questões legislativas para receber o novo sinal o quanto antes

Quando Maringá deve receber o sinal 5G?
O novo sinal de internet será implementado primeiramente nas capitais brasileiras e, posteriormente, seguirá para outros municípios conforme o número de habitantes. - Foto: Freepik

O sinal 5G promete revolucionar a forma de consumir internet no Brasil. Na prática, a nova tecnologia, além de oferecer mais velocidade e maior tráfego de dados deixando a reprodução de vídeos, serviços de streaming, e outras atividades online mais ágeis, o 5G também representa um grande passo rumo à Internet das Coisas, possibilitando que outros equipamentos como eletrodomésticos, equipamentos de vigilância e de automação residencial ou industrial tenham acesso à internet disponível em smartphones. Mas quando o 5G chega em Maringá?

O novo sinal de internet será implementado primeiramente nas capitais brasileiras e, posteriormente, seguirá para outros municípios conforme o número de habitantes. A previsão é que, no máximo em dois anos, as principais cidades do país estejam com o novo sinal de internet operando. No Paraná, o 5G está ativo em Curitiba desde o dia 16 de agosto. 

PRAZOS OFICIAIS — De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nas cidades com mais de 500 mil habitantes o 5G deve ser implementado até julho de 2025; nas cidades com mais de 200 mil habitantes, o sinal deve chegar até julho de 2026 e, por último, nos municípios com mais de 30 mil habitantes, a nova tecnologia deve chegar até julho de 2019. 

Conforme dados de estimativa do IBGE, Maringá, atualmente, contabiliza cerca de 435 mil habitantes. Ou seja, de acordo com as diretrizes da Anatel, a cidade deve receber o sinal 5G até julho de 2026, mas o secretário da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação, Edney Mossambani, destaca que essa data é apenas um prazo limite e que Maringá deve receber o sinal 5G o quanto antes.

Maringá está adiantada e é uma das únicas cidades do interior que já possuem legislação acerca do funcionamento do 5G. A lei 2.136/2022, de autoria da Prefeitura de Maringá, regulamenta a instalação de antenas que suportem o sinal 5G, um passo importante para a chegada da nova tecnologia à cidade.  

Aprovada em unanimidade, a lei estabelece normas para as empresas de telefonia interessadas em implantar infraestrutura de telecomunicações em Maringá, desburocratizando e agilizando o processo de instalação das antenas e Estações Transmissoras de Radiocomunicação (ETR). 

Além disso, um mapa irá indicar todas as antenas instaladas na cidade e os vereadores devem fiscalizar a adequada instalação e manutenção dos equipamentos. 

A Anatel exige, para que o sinal 5G seja ativado, que as operadoras vencedoras do leilão realizado em novembro de 2021 instale uma antena transmissora para cada 100 mil habitantes. E Maringá já tem empresas interessadas. 

“O Consórcio 5G Sul, integrado pela catarinense Unifique, de Timbó, e União Copel, do Paraná, venceu o leilão 5G para o fornecimento de telefonia 5G para a Região Sul do país. Portanto, é a empresa que vai iniciar a exploração do serviço em Maringá”, destaca Mossambani em entrevista ao GMC Online.

Vale destacar que o sinal 5G não afeta as redes de dados compartilhados via cabo ou fibra óptica. No entanto, para utilizar o novo sinal, é necessário que o dispositivo (smartphone ou eletrodomésticos e demais serviços) seja compatível com a tecnologia, possuindo transmissores e receptores de dados específicos para acesso à rede de 5ª geração, o que ainda está presente em um número bastante limitado de aparelhos.

Maringa.Com