Noite dos Morcegos em Maringá tem inscrições esgotadas em apenas uma hora
Evento de observação será realizado no dia 26 de outubro, no Parque do Ingá, a partir das 19h30, com a temática ‘Lendas do Folclore Brasileiro’.
Após dois anos de evento suspenso devido à pandemia, a Noite dos Morcegos está de volta ao Parque do Ingá. Realizado através de um projeto de extensão da Universidade Estadual de Maringá, o evento promove um tour guiado de observação dos mamíferos.
O projeto teve início em 2015 com o objetivo de desmistificar histórias negativas e apresentar mais sobre a importância dos morcegos para o ambiente e para a população.
Há cerca de 15 espécies de morcegos identificadas no Parque do Ingá e nenhuma consome sangue, como muitos acreditam. A grande maioria dos morcegos se alimentam de frutos variados e insetos, mas também há espécies que se alimentam de peixes e pequenos animais.
Independente da alimentação, todos atuam de alguma forma na manutenção do ambiente, seja com o controle de animais e insetos ou com a polinização e dispersão de sementes.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
“O objetivo é levar informação à comunidade sobre a importância que esses animais têm a natureza e ao homem. Infelizmente, são animais cercados por mitos, lendas e histórias negativas. Eles são perseguidos, mortos injustamente, e as pessoas nem sabem o quanto eles são importantes para o nosso dia a dia”, ressalta Henrique Ortêncio Filho, coordenador do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (Geemea) da UEM.
O evento sempre teve sucesso de público, no entanto, a edição deste ano teve as inscrições esgotadas em apenas uma hora, tempo recorde desde o início do projeto. O link para inscrições foi liberado às 9 horas desta quarta-feira (5) e as 500 vagas foram preenchidas rapidamente.
Com o tema ‘Lendas do Folclore Brasileiro’, a Noite dos Morcegos 2022 também terá a participação de alguns convidados especiais, vindos diretamente das histórias de preservação ambiental do folclore nacional.
Para quem conseguiu se inscrever para participar, o evento será realizado no dia 26 de outubro, das 19h30 às 22h45 no Parque do Ingá. Cada trilha tem duração de aproximadamente uma hora.