MEIO AMBIENTE

Noite dos Morcegos em Maringá tem inscrições esgotadas em apenas uma hora

Evento de observação será realizado no dia 26 de outubro, no Parque do Ingá, a partir das 19h30, com a temática ‘Lendas do Folclore Brasileiro’.

Noite dos Morcegos em Maringá tem inscrições esgotadas em apenas uma hora
Evento tem como principal objetivo desmistificar histórias negativas sobre o morcego, mamífero de grande importância na preservação ambiental. - Foto: Divulgação/PMM

Após dois anos de evento suspenso devido à pandemia, a Noite dos Morcegos está de volta ao Parque do Ingá. Realizado através de um projeto de extensão da Universidade Estadual de Maringá, o evento promove um tour guiado de observação dos mamíferos

O projeto teve início em 2015 com o objetivo de desmistificar histórias negativasapresentar mais sobre a importância dos morcegos para o ambiente e para a população.

Há cerca de 15 espécies de morcegos identificadas no Parque do Ingá e nenhuma consome sangue, como muitos acreditam. A grande maioria dos morcegos se alimentam de frutos variados e insetos, mas também há espécies que se alimentam de peixes e pequenos animais. 

Independente da alimentação, todos atuam de alguma forma na manutenção do ambiente, seja com o controle de animais e insetos ou com a polinização e dispersão de sementes. 

Os morcegos auxiliam na polinização, controle de pragas e dispersão de sementes no meio ambiente. Foto: Elaine Kumano

“O objetivo é levar informação à comunidade sobre a importância que esses animais têm a natureza e ao homem. Infelizmente, são animais cercados por mitos, lendas e histórias negativas. Eles são perseguidos, mortos injustamente, e as pessoas nem sabem o quanto eles são importantes para o nosso dia a dia”, ressalta Henrique Ortêncio Filho, coordenador do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (Geemea) da UEM.

O evento sempre teve sucesso de público, no entanto, a edição deste ano teve as inscrições esgotadas em apenas uma hora, tempo recorde desde o início do projeto. O link para inscrições foi liberado às 9 horas desta quarta-feira (5) e as 500 vagas foram preenchidas rapidamente.

Evento é realizado desde 2015 com sucesso de público em todas as edições. Foto: Divulgação PMM

Com o tema ‘Lendas do Folclore Brasileiro’, a Noite dos Morcegos 2022 também terá a participação de alguns convidados especiais, vindos diretamente das histórias de preservação ambiental do folclore nacional.  

Para quem conseguiu se inscrever para participar, o evento será realizado no dia 26 de outubro, das 19h30 às 22h45 no Parque do Ingá. Cada trilha tem duração de aproximadamente uma hora.

Maringa.Com