SAÚDE

Último dia da Campanha contra Poliomielite: apenas 54,21% do público-alvo foi imunizado no Brasil

Crianças com menos de 5 anos precisam ser vacinadas para evitar a volta da paralisia infantil, doença erradicada em 1980.

Último dia da Campanha contra Poliomielite: apenas 54,21% do público-alvo foi imunizado no Brasil
De acordo com a Secretaria de Saúde de Maringá, no dia 28 de outubro, o município já somava 12.366 crianças vacinadas, o que representa cobertura de 64,5%. - Foto: Rafael Macri/PMM

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina nesta sexta-feira (30) em todo o país. O objetivo é reforçar as coberturas vacinais contra a pólio e outras doenças que podem ser prevenidas, além de evitar a reintrodução do vírus da paralisia infantil, que já foi eliminado no Brasil.

A campanha chegou a ser prorrogada pelo Ministério da Saúde por causa da baixa adesão. As doses estão disponíveis em mais de 40 mil salas de vacinação. A meta da pasta é imunizar 95% do público-alvo, formado por 14,3 milhões de crianças menores de 5 anos.

De acordo com o último balanço disponibilizado pelo ministério, até o momento 54,21% do público-alvo do Brasil foi imunizado. O índice representa 6,2 mil doses contra a pólio distribuídas durante a campanha na faixa etária estabelecida.

Crianças de 1 a 4 anos devem receber uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no esquema básico.

Em nota, o ministério destacou que o Brasil é referência mundial em imunização e conta com um dos maiores programas de vacinação do mundo. Anualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) aplica cerca de 100 milhões de doses. 

“Toda a população com menos de 5 anos precisa ser vacinada para evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil”, alertou a pasta.

De acordo com o ministério, doenças que já foram eliminadas graças à vacinação podem ser reintroduzidas no país devido às baixas coberturas, “voltando a ser um problema de saúde pública”, como é o caso da paralisia infantil. 

MARINGÁ CONTRA A PÓLIO — De acordo com a Secretaria de Saúde de Maringá, no dia 28 de outubro, o município já somava 12.366 crianças vacinadas, o que representa cobertura de 64,5%. A meta é atingir 95% de cobertura vacinal desse público, equivalente a 19.160 crianças com menos de 5 anos.

Nesta sexta-feira (30) serão 18 novos locais de imunização em Maringá nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) das 9h às 16h. Os pais e a comunidade das regiões próximas às unidades poderão vacinar crianças de 1 ano a 5 anos incompletos nos locais.

Agência Brasil