CIDADE

Desvio da linha férrea terá mais 500 metros de trilhos

As obras de rebaixamento da ferrovia, no trecho de 1,8 quilômetro entre as avenidas Pedro Taques e Tuiuti, entraram em sua segunda fase de execução.

Nesta semana estão sendo assentados mais 500 metros de trilhos para a construção do desvio provisório, que vai possibilitar o rebaixamento do traçado atual sem que haja interrupção do tráfego de trens no trajeto.

Na primeira etapa da obra foram assentados trilhos em outro trecho de 486 metros do desvio.

Depois do rebaixamento da linha principal, o traçado definitivo da ferrovia será cercado por trincheiras laterais de concreto que, futuramente, irão margear as duas pistas rodoviárias da Supervia Leste-Oeste.

De acordo com o projeto, no trajeto entre as avenidas Pedro Taques e Tuiuti serão construídos quatro viadutos sobre a linha férrea, favorecendo a ligação da Supervia com as avenidas Colombo e Mauá, nos setores norte e sul da cidade.

Os quatro viadutos previstos para o setor leste da cidade farão a transposição da ferrovia pelas avenidas Tuiuti, Monlevade, Gaspar Ricardo e Rebouças, onde a Prefeitura de Maringá já dá início à execução de um projeto de revitalização.

O projeto prevê a reperfilagem asfáltica de 13,6 mil m² da avenida e melhoria paisagística em seu canteiro central, que ganhará novas palmeiras e plantas ornamentais.

A recuperação da Avenida Rebouças tem total apoio do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Maringá (Sindivest), que projeta a instalação de um condomínio de aproximadamente 20 indústrias de confecções na Zona 10.

A decisão também dá início à execução do Plano de Zoneamento e Ocupação de uma área histórica de 70 hectares que já abrigou grandes indústrias em Maringá e que hoje recebe poucos investimentos, com prédios antigos e silos abandonados.

Por meio de parceria entre a Prefeitura de Maringá e a iniciativa privada, o plano de revitalização da Zona 10 prevê também a implantação de um complexo hoteleiro composto por áreas de lazer e alimentação, shopping e um centro de convivência.

Mais informações: 3221-1425 (Seduh) / 3221-1503 (Urbamar)