CLIMA

Primavera tem início com passagem de frente fria em Maringá

Apesar de ser mais quente e menos chuvosa, os primeiros dias da estação das flores podem registrar temperatura mínima de 8°C e 9°C.

Primavera tem início com passagem de frente fria em Maringá
A primavera começa nesta quinta-feira (22) a partir das 22 horas no hemisfério Sul. - Foto: Instagram @maringacom

O inverno se despede nesta semana e, a partir de quinta-feira (22) às 22h, tem início a estação das flores: a primavera. De acordo com o Simepar, apesar da estação começar em meio à uma frente fria, os próximos meses serão de dias mais quentes e com pouco volume de chuva. 

Conforme previsão do tempo do Climatempo, a quinta-feira (22) tem 80% de chance de chuva com precipitação de 8 mm. As temperaturas previstas são de máxima de 24°C e mínima de 12°C. 

No entanto, a partir de sexta-feira (23), com influência do fenômeno La Ninã — que resfria a temperatura das águas do Oceano Pacífico tropical, central e oriental — a temperatura prevista é de mínima de 8°C e máxima de 23°C. Apesar do frio, o dia será ensolarado, sem chance de chuva. O sábado (24) também será de dia ensolarado com temperatura variando entre 25°C e 9°C

As temperaturas voltam a subir a partir de domingo (25), com previsão de máxima de 29°C e mínima de 14°C. Clique aqui e confira a previsão completa para a semana em Maringá.

PRIMAVERA 2022 — De acordo com previsões do Simepar, a chegada da primavera de 2022 deve transformar o padrão de precipitação e temperatura nos próximos meses. Mesmo com menor índice de chuva, na primavera é comum serem registradas tempestades devido aos dias quentes e secos. 

“Com a chegada da primavera temos mudanças no padrão de precipitação e temperatura. As frentes frias passam a estar associadas a um maior volume de precipitações, assim como pancadas de chuva de forma localizada. Estas chuvas mais fortes serão esperadas também nos dias mais quentes e úmidos”, explica Lidia Mota, meteorologista do Simepar.

O equinócio da primavera no Hemisfério Sul segue até às 18h48 de 21 de dezembro, pelo horário de Brasília, quando se inicia o Verão.

Maringa.Com