CULTURA

Projeto Batalha de Poesia oferece três oficinas gratuitas em Maringá

O objetivo é instruir jovens acima de 15 anos a lerem, criarem textos poéticos e se apresentarem em slam, os campeonatos de poesia falada; veja como se inscrever

Projeto Batalha de Poesia oferece três oficinas gratuitas em Maringá
Com o auxílio de vídeos, textos, livros e uma variedade de materiais, busca-se dar ideias aos participantes de como eles podem produzir poesia. - Foto: Ana Rodes

Estão abertas as inscrições para participar das três oficinas que o projeto Batalha de Poesia realizará em Maringá. As atividades são gratuitas e oferecem certificado para quem tiver 100% de presença. O objetivo é instruir jovens acima de 15 anos a lerem, criarem textos poéticos e se apresentarem em slam, os campeonatos de poesia falada. 

“Nas oficinas, a gente desconstrói a imagem da poesia como uma arte elitizada e mostra poetas brasileiros da cena dos saraus e slams que falam sobre o nosso dia a dia. É uma poesia que dialoga com a gente”, explica a produtora cultural e professora de literatura Érica Paiva, coordenadora do projeto e responsável pela oficina “Poesia e Sociedade” nos dias 18, 19 e 20 de outubro.

Com o auxílio de vídeos, textos, livros e uma variedade de materiais, busca-se dar ideias aos participantes de como eles podem produzir poesia. “Foi muito legal ver os resultados em Campo Mourão, a primeira cidade por onde o projeto passou. Poemas e apresentações lindas foram construídos nas oficinas”, conta Érica, que também é fundadora do Slam Pé Vermelho (Maringá) e organizadora do livro “Poesia é o Conselho”. 

As outras duas oficinas do projeto acontecem com os paulistas Jéssica Campos (dias 25, 26 e 27 de outubro) e Lucas Afonso (dias 1, 2 e 3 de novembro). Serão ofertadas 20 vagas para cada turma (tarde ou noite).

OFICINAS — Jéssica Campos, educadora do Cursinho Popular Carolina de Jesus, organizadora do Sarau do Capão, professora, escritora, poeta e autora dos livros “Marginalizando o Amor” e “Transcrevendo a Marginalidade”, ministra a oficina de Criação Poética, estimulando os participantes a colocarem suas ideias no papel.

Lucas Afonso ministra a oficina “Corpo e poesia”, que foca na apresentação da poesia ao público. Ele é MC, autor do livro “A Última Folha do Caderno”, musicoterapeuta, ator, fundador do Slam da Ponta, Campeão do Slam Brasil e representante do Brasil na Copa do Mundo de Poesia (FR).

Após as oficinas, no dia 6 de novembro, será realizada uma Batalha de Poesia e todos que tiverem pelo menos 75% de presença nas três oficinas poderão se apresentar, concorrendo às premiações para os cinco primeiros lugares.  

O grande objetivo do projeto é que, após a sua finalização, o público atendido tenha os conhecimentos necessários para organizar outras comunidades de slams em suas cidades. Vale destacar que esse mesmo projeto deu origem ao Slam Pé Vermelho, criado em 2019 em Maringá.

As oficinas serão realizadas das 13h30 às 17h30 na Biblioteca das Palmeiras (Av. São Judas Tadeu, 1429 - Jardim Vitória) ou das 19h às 22h na Faculdade Eficaz (Av. João Paulino Vieira Filho, 729, Novo Centro). Os interessados devem se inscrever através deste link. 

2 Coelhos Comunicação e Cultura