EDUCAÇÃO

Professores e educadores da rede municipal aprovam indicativo de greve para o dia 29 de setembro

A greve é para reivindicar o pagamento de acordo com o piso nacional do magistério

Professores e educadores da rede municipal aprovam indicativo de greve para o dia 29 de setembro
A presidente do sindicato, Priscila Guedes, destaca que a prefeitura ainda não apresentou nenhuma proposta para igualar o reajuste realizado no início do ano pelo Governo Federal. - Foto: Divulgação

Professores e educadores de Maringá realizaram, nesta quarta-feira (14), uma assembleia para discutir um indicativo de greve. A ação foi aprovada e a previsão de greve é no dia 29 de setembro. 

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (Sismmar) destaca que a prefeitura não está cumprindo o piso nacional do magistério, que seria com reajuste de 33,24%. No início do ano, o Governo Federal reajustou o piso e o salário foi para R$ 3.845,63. 

No entanto, no primeiro trimestre do ano, a prefeitura de Maringá reajustou o salário dos servidores apenas em 10,6%. Com isso, conforme o sindicato, houve uma aproximação com o piso nacional, mas ainda há uma diferença de 9,22% para os professores e 61% para os educadores.

A presidente do sindicato, Priscila Guedes, destaca que a prefeitura ainda não apresentou nenhuma proposta para igualar o reajuste. Atualmente, Maringá possui 3.454 professores que atendem cerca de 40 mil alunos.

“O prefeito pode chamar a gente a qualquer hora para a negociação, o único cidadão maringaense que pode impedir a greve é o prefeito”, comentou a presidente em entrevista ao GMC Online.

Em nota, a prefeitura de Maringá afirmou que a portaria do Governo Federal que concedeu o reajuste não tem validade. Confira a seguir: 

“Em relação ao piso salarial dos professores, o município destaca que, conforme determina a Constituição Federal, apenas a portaria emitida pelo governo federal para o reajuste salarial não tem validade. Esse benefício deve ser feito, obrigatoriamente, por lei específica. Entretanto, a Prefeitura de Maringá já paga hoje aos professores um salário acima do referido piso nacional. Em relação aos educadores infantis, a gestão reforça que não há piso salarial regulamentado para a função. No entanto, a prefeitura reconhece a necessidade de avanços para essa e mais algumas categorias do funcionalismo público”. 

Mais informações serão divulgadas em breve. 

Maringa.Com