JUSTIÇA

Pedido de reabertura do Hospital Psiquiátrico de Maringá é negado

Espaço está interditado desde julho devido a irregularidades na estrutura e atendimento; entenda o caso

Pedido de reabertura do Hospital Psiquiátrico de Maringá é negado
Interdição aconteceu após relatório apresentar despreparo dos profissionais, irregularidades estruturais e no atendimento de pacientes. - Foto: Divulgação

Foi negado, nesta terça-feira (13), o pedido de reabertura do Hospital Psiquiátrico de Maringá pelo juiz Nicola Frascati Junior, da 2ª Vara de Fazenda Pública de Maringá. O espaço foi interditado em julho deste ano pela Secretaria de Saúde do município devido a irregularidades na estrutura do local e no atendimento dos pacientes.

O pedido de liminar foi negado pois, segundo o juiz, não é possível “afirmar que houve o devido saneamento das irregularidades apontadas pela autoridade” apenas com o relatório do Conselho Regional de Medicina, apresentado pela defesa do Hospital para conseguir a reabertura do local.

MOTIVOS DA INTERDIÇÃO — Após visita de profissionais da Secretaria de Saúde de Maringá com agentes da Vigilância Sanitária ao HPM no dia 27 de junho de 2022, um relatório apontou irregularidades no atendimento prestado aos pacientes do local e despreparo dos profissionais

Foram analisados 10 prontuários com informações que chamaram a atenção, como o fato de apenas um destes pacientes terem tido o contato com a família, horários de medicação anotados de forma incorreta, ausência de acompanhantes com pacientes adolescentes e até mesmo a piora clínica de pacientes internados no hospital. 

Questões sanitárias também foram destacadas no relatório da Sesa. Conforme o documento, a água para banho é gelada e os banheiros tinham espelhos e fios de eletricidade visíveis, que são estritamente impróprios para hospitais psiquiátricos. Os profissionais do hospital também apresentaram falta de habilidade no uso de desfibrilador e dúvidas sobre o risco de intoxicação causados pelos medicamentos. 

Além disso, o Hospital Psiquiátrico de Maringá também possuía irregularidades na habilitação do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). 

De acordo com a Sesa, os 105 pacientes que estavam internados no Hospital Psiquiátrico passaram por um plano de realocação para garantir assistência médica.

Maringa.Com