TRÂNSITO

Uso de celular ao volante é responsável por 57% dos acidentes de trânsito, aponta Abramet

No Brasil, cerca de 30 infrações são registradas por hora devido ao uso de celular pelos motoristas enquanto dirigem

Uso de celular ao volante é responsável por 57% dos acidentes de trânsito, aponta Abramet
Motoristas utilizam celulares para envio de mensagens e até mesmo navegação nas redes sociais. - Foto: Freepik

A dependência do celular e a correria do cotidiano fazem com que os motoristas se arrisquem e, mesmo sabendo dos perigos, mexam no celular enquanto dirigem. No Brasil, cerca de 30 infrações de trânsito são registradas por hora devido ao uso do aparelho de telefone ao volante. E o risco não é apenas de multa.

De acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso do aparelho de telefone é responsável por 57% dos acidentes de trânsito entre os motoristas que têm entre 20 e 39 anos.

“Recentemente o Maio Amarelo trouxe à tona toda essa preocupação. Ainda é comum encontrar motoristas desatentos, que insistem em falar ao telefone ou mandar mensagem e até mesmo navegar nas redes sociais enquanto digerem”, destaca o responsável pela plataforma digital da Estar, Adriano Krzyuy.

O aplicativo da Estar substitui os bilhetes do estacionamento rotativo, digitalizando a compra de crédito de estacionamento. A plataforma pode ser acessada no celular, mas Krzyuy destaca a importância do motorista em usar a ferramenta de forma correta, não enquanto dirige. “Essa falta de atenção coloca em risco a integridade dele e de todos. No trânsito, todos estamos envolvidos”, pontua.

O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de mortes no trânsito, conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Embora nos últimos 20 anos o número de vítimas de trânsito no Brasil venha caindo, ele segue alto o suficiente para ficar fora da meta proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de cortar pela metade este tipo de fatalidade. 

ACIDENTES EM MARINGÁ — De acordo com dados do Corpo de Bombeiros de Maringá, a cidade registra, em média, 7,8 acidentes no trânsito por dia. Atropelamentos são as fatalidades mais comuns. 

Em 2022 o município vivencia um cenário preocupante no trânsito. Foi o ano mais rápido a contabilizar mil acidentes, em 8 de maio. Em 2021 o marco havia sido registrado em 23 de junho. 

As vias mais perigosas da cidade, que registram maiores números de acidentes, são a avenida Colombo, PR-317, Contorno Norte, Contorno Sul e a avenida Pedro Taques.

Assessoria de imprensa