SAÚDE

Secretaria de Saúde confirma segundo caso de varíola dos macacos em Maringá

Três casos suspeitos seguem em investigação no município; Brasil já soma mais de 5 mil casos e duas mortes pela doença

Secretaria de Saúde confirma segundo caso de varíola dos macacos em Maringá
Em Maringá, há três casos suspeitos, aguardando resultado de exames, e seis casos foram descartados. - Foto: Freepik

A Secretaria de Saúde de Maringá confirmou o segundo caso de monkeypox (varíola dos macacos) no município. Os exames laboratoriais foram divulgados nesta quinta-feira (1º). O paciente é um homem, com idade entre 30 e 40 anos, que tem histórico de viagem para São Paulo e foi atendido na rede municipal de saúde.

Este é o segundo caso confirmado de monkeypox em Maringá. O primeiro foi registrado no início deste mês, em um hospital privado da cidade. O paciente segue internado e está estável. Pessoas que tiveram contato direto também estão em observação.

Há três casos suspeitos, aguardando resultado de exames, e seis casos foram descartados. 

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil já soma 5.037 casos da varíola dos macacos. Duas mortes já foram registradas, a primeira em julho e a segunda nesta quinta-feira (1º). 

 VARÍOLA DOS MACACOS — A monkeypox é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por contato com lesões de pele de pessoas infectadas e por meio de gotículas respiratórias. Os sintomas envolvem lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares, calafrios e fadiga.

Maringa.Com com informações da Prefeitura de Maringá