CULTURA

Mostra de Teatro Só em Cena oferece programação gratuita em Maringá

6ª edição do projeto cultural acontece entre os dias 11 e 21 de agosto com diversas atrações na cidade

Mostra de Teatro Só em Cena oferece programação gratuita em Maringá
Primeiro espetáculo desta edição será “Se essa rua fosse minha – um solo de Macaxeira”, de Denise Lopes Leal, no dia 12 de agosto. - Foto: Divulgação

A 6ª edição da mostra de teatro Só em Cena tem início no dia 11 de agosto com programação gratuita que inclui sete espetáculos, uma instalação, nove caixas de teatro em miniatura (lambe-lambe), um lançamento de livro, duas oficinas e outras ações. A mostra segue até o dia 21 deste mês e é organizada pela 2 Coelhos Comunicação e Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

A edição deste ano da mostra é dedicada à atriz e professora Márcia Costa, que faleceu em janeiro deste ano. Por isso, o evento começa no dia 11 de agosto, aniversário da atriz. 

Foto: Divulgação

No evento de abertura será lançado o livro com a dramaturgia do espetáculo “Tempos de Cléo”, que leva a assinatura de Carolina Santana e que foi encenado por Márcia durante alguns anos. Antes de sua partida, Márcia chegou a gravar uma versão em áudio que também será disponibilizada no YouTube e por meio de QR code. 

Além disso, durante toda a mostra a gravação do espetáculo “Tempos de Cléo” estará disponível no canal da 2 Coelhos Comunicação e Cultura no YouTube. A noite de abertura terá outras atrações, como a discotecagem com a DJ Babu. Será no Espaço Solagasta (Rua Prof. Itamar Orlando Soares, 181), aberto ao público. 

PROGRAMAÇÃO — Uma das atrações do projeto já está disponível e pode ser visitada no Mercadão Fratello, das 10h às 22h, até dia 20.  A exposição “Edifício Cristal”, da Cia Incomode-te, de Porto Alegre, é um móvel em forma de cristaleira que simula um edifício de cinco andares com 11 nichos, cada um deles cenografado com material reciclado, simulando apartamentos mobiliados onde se passam histórias. 

A instalação tem como tema a pandemia, contexto em que foi criada. Foto: Divulgação 

O espectador coloca os fones de ouvido que o projeto oferece, escolhe um dos 11 botões e, de acordo com o botão escolhido, o apartamento correspondente ganha vida por meio de uma narração em áudio e luzes. A instalação tem como tema a pandemia, contexto em que foi criada, e acabou de passar pelo Itaú Cultural em São Paulo e pelo FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto,em São Paulo.

A programação de espetáculos começa no dia 12 de agosto, ao todo, serão mais de 10 atrações teatrais gratuitas em Maringá. 

Evento cultural oferece atrações gratuitas durante o mês de agosto em Maringá. Foto: Divulgação. 

AÇÕES SOCIAIS E OFICINAS — As ações de contrapartida social ficam por conta do maringaense Danilo Furlan, que apresenta no dia 16 a contação de histórias “Da cor da felicidade” para os alunos da Escola Municipal Dom Jaime Luiz Coelho, que no momento está abrigando também a Escola Benedita Natália (Conjunto Cidade Alta).

Duas oficinas gratuitas já estão com inscrições abertas. A oficina “Dramaturgia construída por memórias” será ministrada por Carolina Santana nos dias 11 e 12 de agosto das 14h às 17h. Já o curso de Máscaras com Liane Venturella acontece de 17 a 20 de agosto, das 14h às 17h. Ambas serão realizadas no Espaço Solagasta, ao lado da UEM. 

Mais informações podem ser encontradas pelo Instagram @soemcena e @2coelhoscomunicacaoecultura.

2 Coelhos Comunicação e Cultura