SAÚDE

Secretaria de Saúde confirma o primeiro caso de varíola dos macacos em Maringá

Paraná soma 36 casos da monkeypox, sendo 35 em Curitiba e um em Maringá

Secretaria de Saúde confirma o primeiro caso de varíola dos macacos em Maringá
Não há informações sobre o estado de saúde ou dados do paciente de Maringá. - Foto: Freepik

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nesta quarta-feira (3), o primeiro caso de monkeypox em Maringá. Ao todo, o Paraná soma 36 casos da varíola dos macacos, 35 em Curitiba, e um em Maringá, sendo o primeiro no interior do Estado. 

Não há informações sobre o estado de saúde ou dados do paciente de Maringá. Conforme o informe epidemiológico da Secretaria de Saúde do Paraná, 34 pacientes são homens e 2 são mulheres. A faixa etária com maior número de casos é de 30 a 39 anos, com 17 casos e 20 a 29 anos, com 16 casos. Também há quatro casos entre 40 e 49 anos.

Mais informações serão divulgadas em breve. 

VARÍOLA DOS MACACOS — Considerada uma transmissão moderada e pouco eficiente, a varíola dos macacos é transmitida principalmente através do contato com infectados. É possível contrair a doença ao tocar nas feridas de alguém contaminado ou ao entrar em contato com roupas, lençóis e toalhas do paciente. 

Fluídos corporais e sangue também transmitem a doença. Por isso, relações sexuais e tosse ou espirro podem infectar outras pessoas.  

Uma medida para evitar a exposição ao vírus é a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel.

Vale destacar que o surgimento de novos casos em diversos países pode indicar a mutação do vírus fazendo com que algumas perguntas ainda estejam sem respostas. Por isso, é fundamental estimular o cuidado e orientação geral sobre a doença. 

SINTOMAS — Os sintomas da varíola dos macacos são fáceis de identificar e geralmente possuem uma manifestação leve. Considerada uma doença autolimitada, os sintomas podem durar entre duas e quatro semanas e raramente se tornam casos graves, mesmo com uma alta taxa de mortalidade (11%).

Fácil de identificar, a doença possui sintomas bem característicos, como é o caso das feridas na pele, que surgem até três dias depois do paciente apresentar sinais de febre. Confira a lista completa de sintomas: 

Dor de cabeça;

Febre e calafrios;

Dores musculares;

Feridas na pele (rosto, palmas das mãos e solas dos pés);

Inflamação dos gânglios linfáticos;

Cansaço.

Maringa.Com