GERAL

Censo 2022 tem início nesta segunda-feira (1°) em todo o Brasil

Mais de 89 milhões de endereços começam a responder o questionário do censo demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cada 10 anos

Censo 2022 tem início nesta segunda-feira (1°) em todo o Brasil
Para garantir o sigilo das informações, os dados inseridos nos DCMs estão criptografados e têm sistema de proteção. - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Tem início nesta segunda-feira, 1º de agosto, mais uma edição do censo demográfico realizado a cada 10 anos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mais de 89 milhões de endereços de todo o Brasil começam a receber visitas do Censo 2022 após dois anos de atraso, devido à pandemia da covid-19. 

“É por meio do Censo 2022 que saberemos quantos somos, como somos e de que forma vivemos nas áreas urbanas e rurais do país”, indica o IBGE. A estimativa do instituto é de que a população brasileira some em torno de 215 milhões de habitantes. No último levantamento, em 2010, o país tinha 190,8 milhões de habitantes.

De acordo com o IBGE, os resultados do levantamento revelam as tendências e os parâmetros sobre nascimentos, mortes e migração, indispensáveis para a elaboração de projeções, estimativas populacionais e políticas públicas específicas.

O censo é, também, a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios, com detalhamento por divisões administrativas de cada prefeitura e, ainda, por áreas urbanas e rurais.

O Censo 2022 terá dois tipos de questionários: ampliado e simplificado. O primeiro, também chamado de amostra, terá 77 perguntas e será aplicado a 11% dos entrevistados. Ele leva, em média, 16 minutos para ser respondido. Já o simplificado ou básico, com 26 perguntas, será aplicado aos 89% restantes, e a previsão de duração da entrevista é de 5 minutos.

Assim como em 2010, o levantamento deste ano será colhido totalmente de forma digital. Os recenseadores utilizam um dispositivo móvel de coleta (DMC), que é um computador de mão, semelhante a um aparelho celular.

Para garantir o sigilo das informações, os dados inseridos nos DCMs estão criptografados e têm sistema de proteção.

Agência Brasil