INTERNET

Gostou de “A Mulher da Casa Abandonada”? Conheça outros 5 podcasts populares

Maringá.Com preparou lista com programas que fazem sucesso e podem ser ouvidos gratuitamente nas plataformas de áudio

Gostou de “A Mulher da Casa Abandonada”? Conheça outros 5 podcasts populares
O podcast ‘A Mulher da Casa Abandonada’ foi um dos programas mais populares do Brasil nos streamings de áudio. - Foto: Divulgação

Um casarão abandonado no meio de Higienópolis, um dos bairros mais ricos do Brasil, sempre chamou a atenção do jornalista Chico Felitti.

Até que na véspera de natal de 2021, ele encontra na rua uma mulher tentando insistentemente impedir funcionários da prefeitura de cortarem uma árvore. Ela é Margarida Bonetti, a moradora da casa abandonada, que cometeu um crime hediondo nos Estados Unidos, escapou da investigação do FBI e vive reclusa em uma casa caindo aos pedaços

Essa é a história de ‘A Mulher da Casa Abandonada’, um dos podcasts mais populares do Brasil. Ao longo de sete episódios, temas sobre privilégio, racismo e escravidão moderna são discutidos e, com quatro milhões de ouvintes, a investigação de seis meses do jornalista foi um estouro de audiência e viralizou no TikTok. A casa de Higienópolis se tornou um ponto turístico, com centenas de pessoas fazendo vídeos, lives e fotos para as redes sociais.

A curiosidade despertada pela investigação fez até mesmo quem não sabe o que é podcast, ou nunca tinha consumido esse formato de mídia, esperar ansiosamente pelos episódios lançados durante as últimas semanas. 

O nome “podcast” é a junção dos termos “pod”, retirado de iPod, e “broadcast” (transmissão). Basicamente, é um programa de áudio na internet, com o conteúdo disponível sob demanda. Esse formato surgiu em 1999 e o primeiro agregador foi ao ar no começo dos anos 2000, criado por Adam Curry, um ex-VJ da MTV americana. 

De lá para cá, milhares de programas surgiram, abrangendo os mais diversos temas e conquistando uma audiência fiel de ouvintes. De acordo com a Associação Brasileira dos Podcasters (abPod), quase 35 milhões de brasileiros ouvem podcasts. Especialmente agora, com o sucesso da produção da Folha de S.Paulo, o formato, que apesar de milhões de ouvintes se manteve nichado para um tipo específico de pessoas que consomem conteúdo na internet, está mais popular do que nunca.

O Maringa.Com preparou uma lista com cinco podcasts populares entre os ouvintes, para quem deseja se aprofundar ainda mais nesse mundo derivado dos programas de rádio.

Não Inviabilize

Arte do podcast
O podcast ‘Não Inviabilize’ é apresentado por Déia Freitas que conta, de forma própria, histórias de amor, terror, golpes e trapaças. Foto: Divulgação

O ‘Não Inviabilize’, de Déia Freitas, é figura cativa da lista de podcasts mais populares do Brasil. Vários episódios são lançados todas as semanas, divididos em diversos quadros, nos quais as histórias dos ouvintes, e também as da criadora do programa, são contadas. Com um estilo de narração próprio, um roteiro sempre envolvente e episódios que raramente passam de 20 minutos, Déia conta casos de amor, terror, golpes e trapaças.

Ouça no SpotifyApple PodcastsDeezerGoogle Podcasts, e Pocket Casts.

Além do Meme

Arte de divulgação do podcast
Apresentado por Chico Felitti, o podcast “Além do Meme” investiga os principais memes da internet para descobrir esse tipo de fama afeta as pessoas. Foto: Divulgação 

‘A Mulher da Casa Abandonada’ não é o primeiro podcast de Chico Felitti. No ‘Além do Meme’, o jornalista faz um trabalho de investigação percorrendo o Brasil e o mundo atrás de figuras que se tornaram memes na internet para descobrir como essa fama meteórica afeta a vida de pessoas comuns, na maioria dos casos.

Durante as duas temporadas do podcast, Chico corre, literalmente, atrás da Grávida de Taubaté, viaja até a Itália para conversar com Bambola Star, a dona do meme “Bom dia, Brasil! Boa tarde, Itália!”, descobre os bastidores da família de Regina Rouca e acompanha um dia na vida caótica de Narcisa Tamborindeguy.

Ouça no Spotify.

Café da Manhã

Com apresentação de Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno Boghossian, o podcast “Café da manhã” com as principais notícias do momento discutidas e explicadas de maneira sucinta e didática. Foto: Divulgação

Apresentado por Magê Flores, Maurício Meireles e Bruno Boghossian, o podcast de notícias da Folha de S.Paulo tem episódios novos de segunda a sexta, postados bem cedo. As notícias são explicadas em menos de 30 minutos, de maneira sucinta e didática. Um assunto principal é discutido, sempre na presença de um convidado que pode explicá-lo mais a fundo, e um giro de notícias com as manchetes mais importantes do dia acontece ao fim de todos os episódios.

Ouça no Spotify

Modus Operandi

Podcast sobre true crime, o “Modus Operandi” é apresentado por Mabê Bonafé e Carol Moreira, que contam histórias de assassinato, serial killers ou casos sobrenaturais. Foto: Divulgação

O Modus Operandi é o podcast perfeito para fãs de true crime. Em cada episódio, Mabê Bonafé e Carol Moreira contam a história de um assassinato, serial killer ou história sobrenatural. Além de detalhes sobre as personalidades envolvidas no crime, em alguns episódios, detalhes dos processos judiciais também são explicados.

Ouça na DeezerSpotifyApple PodcastsGloboplayGoogle Podcasts.

Respondendo em Voz Alta

Diferente das outras propostas de podcast, o “Respondendo em voz alta” de Laurinha, é um monólogo entre a apresentadora e seus ouvintes, que mandam áudios para o programa. Foto: Divulgação

Um monólogo em que Laurinha Lero conversa com seus ouvintes, respondendo a perguntas enviadas por áudio. Esse é o Respondendo em Voz Alta, descrito pela própria criadora como um programa de rádio, não um podcast.

Apesar do formato simples, ao responder as perguntas, a ironia e o humor de Laurinha (um pseudônimo, o nome e a aparência da apresentadora são um mistério) tornam seu programa diferente de qualquer outro podcast que siga o mesmo estilo.

Ouça no Spotify.

Maringa.Com