Maringá tem apresentação gratuita da peça ‘LEVANTE!’ no dia 27 de julho
O projeto de Renata Roel e Fernando Proença levanta questões sobre a construção da cena e a relação entre artista e espectador

Maringá recebe, em 27 de julho, no Teatro Barracão, a peça LEVANTE!, idealizada por Renata Roel e Fernando de Proença. Com entrada gratuita e classificação indicativa de 14 anos, a peça de teatro pretende levantar questões sobre a construção da cena e de vínculos em processos conviviais.
Em LEVANTE!, os artistas empilham cadeiras, montam e desmontam a cena enquanto ela acontece. É sobre empilhar, atravessar, derrubar, escapar, sentar e levantar. Pulsam no risco do que pode desabar a qualquer momento e na urgência de deslocar-se com quem está junto.
Na fricção entre dança e teatro, Renata e Fernando propõem dispositivos que aproximem e promovam deslocamentos na relação entre artista e espectador. Estar junto é a grande transgressão e partilhar do espaço em pequenos e grandes deslocamentos é intencional para que haja encontro no meio do caminho.
Valendo-se da etimologia da palavra LEVANTE!, além de ser referência direta à imagem de um corpo "em pé", caracteriza-se pela capacidade das pessoas se organizarem para levantar outro sistema econômico, social e político.

OFICINAS — Além da apresentação nos palcos, o projeto também promove oficinas gratuitas de dança e imaginação poética. A oficina “Danças e espaços: poéticas para encontros”, conduzida por Viviane Mortean, tem como proposta procedimentos ligados a técnicas de movimentos de dança aliados à consciência corporal, escuta de grupo e composição espacial com objetivo de expressão poética.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
- Siga o Maringa.Com no Canal do Whatsapp
Experimentar apoios, atravessamentos e quedas servirão como pontos de partida para questionamentos a respeito da história da dança, os espaços onde ela ocorre e sua relação com o público. Os participantes serão direcionados a encontrar suas próprias estratégias para comporem seus espaços dançantes. Clique aqui para se inscrever.
A outra oficina é “Imagin(Ação): narrativas poéticas-políticas para estados de crise: atelier-oficina para manifestações-exposições-ópera”, conduzida por Milla Jung, que tem o propósito de ampliar a imaginação poética como recurso do que podemos chamar de ativismo artístico e possibilitar novas instrumentalizações para a criação de imagens artísticas.
Sua metodologia está baseada no compartilhamento de referências e ferramentas da teoria e da prática da arte com os estudantes secundaristas para que, em posse dessas referências imagéticas-conceituais, constituam eles mesmos seus projetos e percursos como produtores de imagens. Clique aqui para se inscrever.
PUBLICAÇÕES — A última etapa do projeto LEVANTE! é o lançamento de uma publicação impressa e de um e-book. O material irá reunir textos de Renata Roel, Fernando de Proença, Viviane Mortean, Milla Jung e Diego Marchioro sobre a experiência de circulação do projeto pelas cinco cidades do interior do Paraná: Pato Branco, Campo Mourão, Maringá, Londrina e Paranavaí.
A publicação, que será lançada em Curitiba em novembro, terá distribuição gratuita para bibliotecas e secretarias de cultura das cidades visitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo site levanteprojeto.wordpress.com.