SAÚDE

UEL busca voluntários para estudos sobre perda de olfato após Covid-19

Estudo será realizado em várias partes do Brasil com coordenação central da Universidade de São Paulo (USP)

UEL busca voluntários para estudos sobre perda de olfato após Covid-19
Pesquisa deve avaliar a eficácia da irrigação nasal com Budesonida no combate a perda de olfato. - Foto: Reprodução/UEL

A Universidade Estadual de Londrina, a UEL, está em busca de voluntários para um estudo sobre a perda das funções olfativas após a contaminação por Covid-19. Os pacientes interessados em colaborar com a pesquisa devem residir em Londrina, ter entre 18 e 60 anos e apresentar perda parcial ou total do olfato até 60 dias após os primeiros sintomas da doença respiratória. 

A pesquisa é do Departamento de Clínica Cirúrgica, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e representa um ensaio clínico randomizado para avaliar a eficácia da irrigação nasal com Budesonida, associada ao treinamento olfatório. O trabalho é coordenado pelo professor e médico Marco Aurélio Fornazieri. 

O estudo está sendo realizado em várias partes do Brasil, reunindo 120 pacientes, e tem coordenação central de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). Interessados devem entrar em contato pelo telefone WhatsApp (43) 98863-8768.

Em Londrina, a proposta é avaliar 30 pacientes. Os voluntários serão avaliados com testes de olfato e, após a consulta, iniciam um tratamento em casa por 30 dias. Os resultados serão avaliados em um retorno médico. O tratamento completo demora 60 dias.

Maringa.Com com informações da Agência Estadual de Notícias