CIDADE

Conheça oito cervejarias artesanais em Maringá, ideais para experimentar novos sabores

Com diversidade de estilos, as cervejas especiais servidas nesses estabelecimentos têm se popularizado e conquistado fãs de uma das bebidas mais adoradas pelos brasileiros

Conheça oito cervejarias artesanais em Maringá, ideais para experimentar novos sabores
O Maringa.Com preparou uma lista com oito cervejarias presentes na cidade para você se aventurar nos sabores de cerveja. - Foto: Freepik

No Brasil, a cerveja é paixão nacional. Em um ranking que reúne dados de uma pesquisa realizada pela Credit Suisse, Euromonitor e Statista, o país é o terceiro maior consumidor de cerveja no mundo em 2021, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. 

De acordo com os dados divulgados, os brasileiros consomem, em média, seis litros de cerveja por mês. Com essa quantidade, os gastos podem chegar a R$ 46 por semana, com o valor mensal atingindo R$ 184, quantia que equivale a pouco mais de 15% do salário mínimo no Brasil. 

Esses números referem-se ao consumo de cervejas de marcas populares, encontradas nos mercados. Segundo a pesquisa, o que mais influencia os consumidores a escolher uma marca ao invés de outra é o sabor da cerveja. Mas, para quem decide se aventurar ainda mais no universo da bebida, existem outras opções diferentes das encontradas nas gôndolas dos supermercados: as cervejas artesanais.

De acordo com a sommelière de cervejas Sara Araújo, apesar de ambas passarem por um rigoroso controle de qualidade, a principal diferença entre as cervejas mais populares e aquelas feitas artesanalmente é a escolha dos insumos no processo da produção e a forma como as receitas são pensadas. “Enquanto as cervejas de massa são feitas em larga escala e as receitas são menos complexas, as artesanais, por mais que passem pelos processos industrializados, apresentam mais estilos, diversidade e intensidades de sabores e aromas”, esclarece.

As cervejarias artesanais são cada vez mais populares, até mesmo entre pessoas que não são apreciadoras ávidas de cerveja, graças às opções diversificadas e atrativas presentes em seus cardápios. Segundo Sara, a tendência desse tipo de estabelecimento veio para ficar e, com o setor cada vez mais aquecido e de alta demanda, há investimentos em tecnologia para o plantio no Brasil de um de seus principais ingredientes. O lúpulo, que teve 3.600 toneladas importadas em 2019, passou a ser cultivado por agricultores brasileiros e, segundo estudos realizados pela USP em 2021, a qualidade do insumo plantado aqui é tão boa quanto a do importado. 

A sommelière explica que no Brasil existe uma regulamentação própria para fabricação de cervejas, o que define, de modo geral, quais ingredientes básicos precisam estar presentes em qualquer versão da bebida: água, lúpulo, malte e levedura. “Dependendo do estilo, são utilizados outros adjuntos como frutas, especiarias, ervas e afins”.

A partir dessas alternativas em estilos, surgem opções diversas de cervejas artesanais, que podem ser apreciadas pelos mais variados gostos e harmonizadas com diferentes tipos de pratos, como exemplificado por Sara: “A cerveja do estilo Witbier possui em sua receita malte de cevada e de trigo, semente de coentro e casca de laranja ou limão siciliano. Com esse aroma cítrico, e o leve condimentado, possui muita refrescância e é excelente para harmonizar com peixes fritos, ceviche, guacamole e, até mesmo, bolo de laranja”.

Com tantas possibilidades de combinações de sabores, a diversidade dentro da cultura cervejeira também tem sido aprimorada. “O setor vem buscando trabalhar no campo da educação a diversidade e a racialidade, com o objetivo de tornar o ecossistema cervejeiro mais inclusivo e menos hostil, afinal a cerveja é um alimento democrático e diverso. Portanto, o ambiente que comercializa a bebida também deve ser”.

Existem tantas opções, diversidade de sabores e possibilidades de harmonizações gastronômicas com a bebida que pode parecer difícil escolher a ideal. Portanto, o que define uma boa cerveja? “É um conjunto de fatores, como uma boa receita e bons ingredientes. Mas segundo Charlie Papazian, fundador da Association of Brewers, ‘A melhor cerveja do mundo é a que está na minha mão’. Me filio a esse argumento e penso que a melhor cerveja é a que está no seu copo”, afirma a sommelière.

Assim como em todo o Brasil, as cervejarias artesanais também fazem sucesso em Maringá. Por isso, o Maringa.Com preparou uma lista com oito cervejarias presentes na Cidade Canção.

Hórus Cervejaria

Foto: Divulgação/Hórus Cervejaria 

A Hórus Cervejaria tem em seu cardápio 12 chopps artesanais, sete de fabricação própria, drinks diversos que podem ser acompanhados de por comidas de boteco, pratos e sobremesas desenvolvidos especialmente para a harmonização com as bebidas.

Endereço: Rua Néo Alves Martins, 1552, Zona 1

Groove Brew House 

Foto: Divulgação/Groove Brew House

O Groove Brew House é um bar que serve cervejas artesanais e também opções de cervejarias convidadas. Além disso, o cardápio conta com aperitivos e comida de boteco, além do almoço servido de segunda a sexta-feira.

Endereço: Rua Pioneiro José Romano, 189, Parque Industrial

Cervejaria Cathedral

Foto: Divulgação/Cervejaria Cathedral

A cervejaria Cathedral existe há 10 anos, tem fábrica própria e também comercializa cervejas em lata da marca. Eleita a melhor cervejaria do Brasil por três anos consecutivos, conta com diferentes tipos de estabelecimentos: um sports bar, um burguer bar e uma fábrica bar que oferece 16 estilos de cerveja e um cardápio com diversas opções de aperitivos para acompanhar as bebidas.

Endereço: Fábrica Bar - Av. Dr. Alexandre Rasgulaeff, 5733, Jardim Real 

Cathedral Sports Bar - Av. XV de Novembro, 170, Zona 1

Cathedral Burger Bar - Rua Paranaguá, 37, Zona 7

Cervejaria Barba Rala

Foto: Divulgação/Barba Rala

Com cervejas artesanais feitas na fábrica bar, a cervejaria Barba Rala conta com várias  torneiras de chopp de diferentes estilos e que atendem aos mais variados gostos.

Endereço: Av. Alexandre Rasgulaeff, 4188, Parque Residencial Cidade Nova

Eden Beer

Foto: Divulgação/Eden Beer

A primeira cervejaria artesanal de Maringá surgiu em 2010 e, com mais de duzentos mil litros de cerveja produzidos por mês, possui distribuidores espalhados por diversas regiões do Brasil. 

As receitas da Eden Beer são variadas, desde opções mais tradicionais até harmonizações mais ousadas. A Patillazo, por exemplo, a cerveja mais premiada da marca, é feita com melancia e, no cardápio do bar da fábrica, é possível escolher porções e pratos que mais combinam com cada estilo.

Endereço: Av. Laguna, 1520, Zona 8

Cervejaria Haka

Foto: Divulgação/Cervejaria Haka

Localizada na Vila Operária, a Haka oferece apenas cervejas de fabricação própria, drinks, comida de boteco como acompanhamento para as bebidas e pratos especiais escolhidos para harmonizar com as cervejas artesanais.

Endereço: Av. Paissandú, 805, Vila Operária 

Cervejaria Araucária 

Foto: Divulgação/Cervejaria Araucária

Criada em 2012 por um grupo de amigos cervejeiros, a Cervejaria Araucária tem uma loja online e entrega cervejas enlatadas e engarrafadas por todo o Brasil. No cardápio do bar presente em Maringá, hambúrgueres, petiscos e pratos podem ser escolhidos para acompanhar as cervejas de fabricação própria.

Endereço: Av. Américo Belay, 2329, Parque das Grevileas 

Praça Rocha Pombo, 248, Zona 1

Sabores do Malte

Foto: Divulgação/Sabores do Malte

A terceira melhor cervejaria do Brasil em 2022, a Sabores do Malte existe há cinco anos e conta com 36 torneiras com cervejas baseadas nas escolas cervejeiras dos Estados Unidos, Bélgica, Inglaterra e Alemanha.

No cardápio do bar localizado no Mercadão de Maringá também estão opções gastronômicas pensadas para harmonizar com os diferentes estilos da bebida.

Endereço: Av. Prudente de Morais, 601 , Zona 7

Maringa.Com