EDUCAÇÃO

Quatro chapas iniciam as campanhas eleitorais para Reitoria da Universidade Estadual de Maringá

Conheça os candidatos à reitoria da UEM e suas propostas para a administração da Universidade

Quatro chapas iniciam as campanhas eleitorais para Reitoria da Universidade Estadual de Maringá
A eleição é direta e os votos são secretos, sendo eleitores os docentes, agentes universitários e discentes integrantes da comunidade universitária. - Foto: Divulgação UEM

Teve início nesta semana a Campanha Eleitoral para Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Desde a manhã de segunda-feira (4) as quatro chapas homologadas estão autorizadas a divulgar candidatos e propostas para a gestão de 2022 a 2026.

“Esperamos que a resolução seja cumprida e que possamos ter uma campanha eleitoral com tranquilidade e orientada pela ética”, discursou Jacqueline Sophie Perioto Guhur Frascati, presidente da Comissão Eleitoral da UEM, durante reunião para deliberar sobre as regras campanha e propaganda das eleições para reitor e vice-reitor.

A eleição é direta e os votos são secretos, sendo eleitores os docentes, agentes universitários e discentes integrantes da comunidade universitária. A votação acontece no dia 16 de agosto de 2022 e, caso seja necessário um segundo turno, a votação será realizada no dia 30 de agosto de 2022. A posse será a partir de 10 de outubro de 2022.  

Conheça as chapas que concorrem ao cargo de reitor e vice-reitor da UEM:

  • Chapa 1 - UEM IntegrAção

Cor: Verde

Candidato a reitor: Luiz Carlos Gomes, de 57 anos, é diretor do Centro de Ciências Biológicas da UEM desde 2020. Graduado em Ciências Biológica, possui título de pós-doutorado pela Universidade do Estado do Mississippi.

Candidato a vice-reitor: Dennis Armando Bertolini, de 61 anos, é chefe do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina da UEM desde 2019. Graduado em Farmácia, é doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de São Paulo. 

Luiz Carlos e Dennis, candidatos pela chapa ‘IntegrAção’. Foto: Divulgação/UEM

Resumo das propostas: “O principal compromisso é fazer frente à ofensiva que o governo do Paraná vem praticando, a exemplo da LGU (Lei 20.933/21), para estrangular o orçamento e a autonomia da UEM. Devemos encontrar meios políticos e institucionais para reverter a situação e estabelecer um novo marco para a relação entre as universidades e o governo. É nosso compromisso integrar a comunidade interna e externa na defesa da nossa autonomia, visando ao aprofundamento do projeto da Universidade Pública, Democrática, Gratuita, Inclusiva e de Excelência”.

  • Chapa 2 - Coragem para Mudar

Cor: Magenta

Candidato a reitor: Leandro Vanalli, de 46 anos, é chefe do Departamento de Tecnologia da UEM. Formado em Engenharia Civil, é doutor em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo. 

Candidata a vice-reitora: Gisele Mendes de Carvalho, 44 anos, é diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas desde 2020. Formada em Direito, tem título de pós-doutorado em Direito Penal pela Universidade de Saragoça, na Espanha. 

Leandro e Gisele, candidatos pela chapa ‘Coragem para Mudar’. Foto: Divulgação/UEM

Resumo das propostas: “Fortalecer a graduação, pós, extensão e cultura; investir na pesquisa científica, tecnológica e de inovação; gestão planejada e descentralizada; adotar política participativa e propositiva de ampliação e melhoria da infraestrutura nos campi; fortalecer e valorizar o Complexo de Saúde; gestão de pessoas com contratação de servidores; política estudantil de acolhimento e fortalecimento da formação profissional; colocar a UEM a serviço da comunidade para fortalecer sua visibilidade e formulação de propostas de políticas públicas”.

  • Chapa 3 - UEM + VIVA

Cor: Amarela

Candidata a reitora: Ednéia Regina Rossi, de 54 anos, é chefe do Departamento de Fundamento da Educação da UEM. Com graduação em Pedagodia, realizou pós-doutorado em Inovação da Organização do Trabalho e da Gestão das Instituições Educacionais pela Universidade de Genebra, na Suíça.

Candidato a vice-reitor: Reinaldo Rodrigues Camacho, de 57 anos, é coordenador do Programa de Pós-Graduação da UEM. Formado em Ciências Contábeis, fez doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP. 

Ednéia e Reinaldo, candidatos pela chapa ‘UEM + VIVA’. Foto: Divulgação/UEM

Resumo das propostas: “A chapa UEM + VIVA propõe soluções para fazer reviver a Universidade Estadual de Maringá (UEM) num contexto de inúmeras perdas. O caminho é construir a excelência sem descuidar das pessoas. Trabalhar para o desenvolvimento institucional sustentável, atuando em causas que criem desequilíbrios e diferenças na vida universitária, para que nada e ninguém fique para trás. Gerir a instituição de forma participativa e transparente, reconhecendo no diálogo o maior potencial na produção de soluções com igualdade, equidade e inclusão”.

  • Chapa 4 - Trabalho e Renovação

Cor: Roxa

Candidata a reitora: Débora de Mello Gonçalves, de 49 anos, é cientista e pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM desde 2018. Com graduação em Farmácia, possui doutorado em Ciências Biológicas pela UEM. 

Candidata a vice-reitora: Kerla Mattiello, de 42 anos, é cientista e professora-adjunta no curso de Ciências Contábeis da UEM. Graduada em Ciências Contábeis, é doutora em Admnistração Pública e Governo pela FGV. 

Débora e Kerla, candidatas pela chapa ‘Trabalho e Renovação’. Foto: Divulgação/UEM

Resumo das propostas: “A chapa pretende enfrentar desafios do atual contexto. Tendo por base a construção do conhecimento proveniente da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, incentivará a produção científica, tecnológica e humanista. Enfrentará impactos das mudanças sofridas com leis e redução de servidores. As propostas serão concretizadas no diálogo com conselhos e na valorização da política estudantil. Pretende avaliar processos, modernizar a dinâmica e retomar a autoestima para garantir coesão interna, engajamento e apoio externo”.

 

Maringa.Com com informações da Universidade Estadual de Maringá