CIDADE

Após reformas no espaço, Mudi UEM reabre agenda de visitação a partir de 4 de julho

O Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM retoma a agenda de visitas experimentais para escolas e comunidade externa depois de dois anos sem atividades presenciais

Após reformas no espaço, Mudi UEM reabre agenda de visitação a partir de 4 de julho
Além da pandemia de Covid-19, que suspendeu as visitas presenciais, o Mudi também sofreu com danos na estrutura física como árvores caídas no telhado e boa parte do piso solto, precisando de reforma e revitalização. - Foto: Divulgação UEM

O Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), reabre a agenda para visitação a partir da próxima segunda-feira, 4 de julho, após mais de dois anos sem atividades presenciais. 

As visitas poderão ser agendadas pelo telefone (44) 3011- 4940 das 7h40 às 11h40 e das 13h30 às 17h30 ou pelo e-mail sec-mudi@uem.br.

Além da pandemia de Covid-19, que suspendeu as visitas presenciais, o Mudi também sofreu com danos na estrutura física como árvores caídas no telhado e boa parte do piso solto, precisando de reforma e revitalização que atrasaram a reabertura do museu para o público presencial.

Durante a pandemia, o museu não suspendeu as atividades internas e investiu na forma remota de trabalho. Por meio de lives, cursos, palestras e vídeos, no seu canal do YouTube, o Mudi contabilizou mais de 200 mil atendimentos sem interromper o processo de capacitação de novos monitores.

O coordenador do Mudi, professor Celso Conegero, diz que o foco agora é o atendimento presencial, mas os trabalhos online continuam com menos intensidade. Para ele, é importante voltar com as visitas de alunos do ensino médio e fundamental, além da comunidade em geral, que podem ter contato direto com a produção científica da UEM.

Conegero afirma que, "além de difundir informações científicas, os serviços prestados pelo Mudi são fundamentais para a formação dos futuros profissionais que têm a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em diversos cursos de graduação, além de devolver para a sociedade parte do investimento feito por cada cidadão que contribui com a formação acadêmica e geração de renda".

Enquanto projeto de extensão, o coordenador lembra que o Mudi é itinerante e pode estar presente em eventos fora do câmpus-sede, como aconteceu recentemente na Expoingá, onde foi uma das principais atrações da feira agropecuária de Maringá.

Universidade Estadual de Maringá