GERAL

Horário de verão começa no dia 2 de novembro

O horário de verão começa no dia 2 de novembro terça-feira, feriado do Dia de Finados. Nesse dia, os relógios terão que ser adiantados em uma hora em todos os Estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal. A medida terá duração de 110 dias (nove dias a menos do que a versão 2003/2004), terminando em 20 de fevereiro.

Normalmente, o horário de verão começa em outubro. Neste ano, por causa das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu ao Ministério de Minas e Energia que a entrada em vigor da medida fosse adiada para depois do segundo turno, marcado para o dia 31 de outubro. Nas eleições de 2002, também houve adiamento da entrada em vigor do horário de verão.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a medida é necessária para melhorar a segurança do sistema elétrico. Com o horário de verão em vigor, na avaliação do governo, elimina-se o risco de sobrecarga no horário de maior consumo (19h às 22h). Dessa forma, há redução do risco de blecautes localizados.

Outro objetivo é reduzir a quantidade de energia gerada por usinas termelétricas. Essas usinas são acionadas quando a demanda por energia é muito grande e não pode ser suprida só pela energia gerada pelas hidrelétricas. A energia das termelétricas é mais cara e esse custo é repassado para a tarifa paga pelo consumidor.

O objetivo principal do horário de verão é reduzir a demanda por energia no horário de maior consumo. A demanda é a quantidade máxima de energia consumida em um momento específico. Esse momento geralmente acontece entre 19h e 22h, quando as pessoas voltam do trabalho e ligam aparelhos como ar-condicionado, televisão, chuveiro elétrico e microondas.

O horário de verão 2003/2004 aconteceu entre 19 de outubro e 14 de fevereiro. A medida resultou na redução de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e 6% na região Sul. O horário de verão é adotado desde 1931. Desde 1985 ele acontece todos os anos. A versão 2004/2005 é a 31 da medida.

Folha de Londrina