SAÚDE

Maringá oferece atendimentos específico em ambulatório para pessoas transexuais

Município passa a realizar acompanhamento com pacientes em tratamento hormonal na Policlínica Zona Sul, que antes só era possível em Curitiba

Maringá oferece atendimentos específico em ambulatório para pessoas transexuais
No primeiro dia de funcionamento do ambulatório, 12 pessoas foram atendidas e serão acompanhadas pelo município no tratamento hormonal. - Foto: Reprodução

Teve início nesta segunda-feira (20), na Policlínica Zona Sul de Maringá, o espaço no ambulatório para atendimento específico de transexuais. Com a mudança, agora é possível que as pessoas realizem o tratamento hormonal na cidade, antes disponível apenas em Curitiba. 

De acordo com informações do coordenador do ambulatório, Marcelo Silva, a fila de espera para atendimento hormonal chegava a três anos.

“Antigamente as pessoas iam procurar Curitiba para fazer essa parte, por que só Curitiba que trabalha em relação à medicação, os profissionais e eles têm lá um ambulatório já habilitado para isso. Só que o ambulatório de Curitiba atende o Paraná inteiro, então o tempo de espera para você conseguir a primeira consulta em Curitiba era de 2 a 3 anos. Agora a gente conseguiu concentrar esse ambulatório aqui, com uma equipe multidisciplinar que vai atender pessoas trans e travestis”, disse Silva em entrevista à CBN Maringá.

No primeiro dia de funcionamento do ambulatório, 12 pessoas foram atendidas e serão acompanhadas pelo município no tratamento hormonal. 

“Hoje os pacientes já saíram daqui com a prescrição do médico e através dessa prescrição, o município vai fazer a compra da medicação. O processo vai ser todo em Maringá, a não ser que a pessoa queira fazer a parte cirúrgica. A parte cirúrgica ainda continua sendo em Curitiba”, finalizou.

Maringa.Com com informações da CBN Maringá