TEMPO

Primeira semana do inverno em Maringá será de Sol entre nuvens e temperaturas amenas

O inverno tem início nesta terça-feira, 21 de junho e, apesar da neutralidade do clima, uma nova onda de frio intenso pode ser registrada em julho, apontam meteorologistas

Primeira semana do inverno em Maringá será de Sol entre nuvens e temperaturas amenas
Com estabilidade, o clima e o tempo permanecem sem grandes alterações nesta semana em Maringá. - Foto: Instagram @maringacom

Apesar dos dois recordes de baixa temperatura em menos de um mês em Maringá, o inverno só chega na manhã desta terça-feira, dia 21 de junho. De acordo com informações do Climatempo, a estação terá a influência de muitas massas de ar frio, mas somente no final de julho uma frente fria tão intensa quanto a registrada em maio será registrada no país. 

Após uma segunda-feira de pancadas de chuva com temperatura mínima de 12°C e máxima de 20°C, o primeiro dia do inverno deve amanhecer nublado e com um leve aumento nas temperaturas. A terça-feira (21) será de sol entre nuvens com previsão máxima de 24°C e mínima de 13°C nas temperaturas durante o dia.

Com estabilidade, o clima e o tempo permanecem sem grandes alterações nesta semana em Maringá, mantendo o céu nublado e temperaturas amenas. Clique aqui e confira a previsão do tempo completa. 

ONDAS DE FRIO — De acordo com o meteorologista do Climatempo, Celso Oliveira, há a possibilidade que, até o fim de julho, o Brasil experimente uma nova onda de frio parecida com a que congelou o país no começo da segunda quinzena de maio devido a influência do fenômeno La Ninã, que diminui a temperatura das águas do Oceano Pacífico, Tropical Central e Oriental

“Embora os estudos científicos não sejam conclusivos sobre a ideia de que o La Niña deixe os invernos mais frios, nota-se que a presença do fenômeno aumenta a frequência de massas polares. Mas não é o La Ninã que define se essas massas polares terão grande penetração pelo interior do país”, destaca Oliveira. 

Para o inverno de 2022 é esperada duas ou três grandes ondas de frio no Brasil, mas a tendência é que a estação seja caracterizada por neutralidade no tempo e clima até 22 de setembro, quando tem início a primavera.

Maringa.Com