TEMPO

Maringá está entre as cidades que registraram a menor temperatura do ano neste domingo (12)

Simepar alerta que o frio não deve ir embora tão rápido e que há possibilidade de geada em algumas regiões do Paraná

Maringá está entre as cidades que registraram a menor temperatura do ano neste domingo (12)
A cidade paranaense que registrou a menor temperatura foi General Carneiro com -3,9°C. - Foto: Divulgação/Valdelino Pontes

De acordo com levantamento realizado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), na madrugada deste domingo (12), cerca de 44 estações meteorológicas do Estado registraram a menor temperatura do ano, superando as ondas de frio de maio. 

A cidade com menor temperatura registrada foi General Carneiro, com -3,9°C. As mínimas abaixo de zero também foram registradas em Guarapuava (-2,5°C), Pinhão (-1,5°C), Pato Branco (-1°C), Ponta Grossa (-0,9°C), Lapa (-0,2°C), Francisco Beltrão (-0,1°C) e Cascavel (-0,1°C).

Um pouco acima de zero, outras cidades que registraram recordes foram Palotina (0,6°C), Laranjeiras do Sul (0,6°C), Irati (0,4°C), Foz do Iguaçu (0,4°C), Fazenda Rio Grande (0,4°C) e Colombo (0,4°C). Na faixa de 1°C estiveram Capanema (1°C) e Capitão Leônidas Marques (1,6°C).

Em Maringá, a madrugada de domingo também foi a mais fria do ano, o segundo recorde em menos de um mês. Segundo o Simepar, os termômetros chegaram a marcar 4,3°C na cidade e, até então, o recorde de temperatura mínima registrado havia sido de 4,8°C, no dia 17 de maio.

"Essa massa polar atua desde o final da semana em toda a região Sul e tivemos o dia mais frio do ano em praticamente todo o Estado, com exceção do Norte Pioneiro, onde o pico foi em maio. O destaque foi para a formação de geadas e frio muito intenso no Sul, Sudoeste e até no Oeste do Paraná", explica Samuel Braum, meteorologista do Simepar.

Apenas as estações de Apucarana, Londrina, Cornélio Procópio, Telêmaco Borba, Jaguariaíva, Santo Antônio da Platina, Cambará, Joaquim Távora, Ventania, Nova Fátima e Japira não registraram frio tão intenso quando o mês de maio, mas com temperaturas entre 1°C e 4°C.

Maringa.Com com informações da Agência Estadual de Notícias