Dia do Cinema Brasileiro: 10 filmes nacionais para assistir em casa
Longas de sucesso, reconhecidos internacionalmente e disponíveis nos streamings, estão presentes na lista do Maringa.Com
O ano é 1898 e Afonso Segreto registra, em 19 de junho, as primeiras imagens em movimento no Brasil. À bordo de um navio, o curta mostra a chegada de Segreto à Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
A primeira filmagem realizada no país acontece dois anos depois da primeira exibição pública de cinema, também em solo carioca, em 5 de novembro de 1896. Pequenos filmes, com cerca de um minuto cada, foram projetados para a elite da cidade, impressionada.
Devido às duas datas significativas da história cinematográfica no Brasil, o Dia do Cinema Brasileiro é celebrado tanto em junho quanto em novembro. Graças à qualidade e diversidade das produções, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pela indústria audiovisual, é justo comemorar os longa-metragens produzidos no país duplamente.
Por isso, o Maringa.Com preparou uma lista com 10 filmes que marcaram a história do cinema nacional e estão disponíveis para serem assistidos em plataformas de streaming.
Bacurau
Os moradores de Bacurau, uma comunidade no sertão de Pernambuco, percebem que seu povoado sumiu do mapa ao mesmo tempo em que acontecimentos estranhos passam a ocorrer. Quando estrangeiros aparecem na região, drones sobrevoam as casas e pessoas são baleadas, Bacurau percebe que está sob ataque.
Um dos filmes brasileiros de maior destaque nos últimos anos, o faroeste de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles levou o Prêmio do Júri do Festival de Cannes em 2019.
Onde assistir: Apple TV+ , Globoplay e Telecine
Carandiru
A adaptação de ‘Estação Carandiru’, de Drauzio Varella, conta a história de um médico sanitarista que se voluntaria a realizar o trabalho de prevenção do HIV dentro do maior presídio da América Latina. Em um retrato empático de quem observou a realidade dentro da prisão, lá ele presencia a precariedade e a violência entre os presos ao mesmo tempo em que conhece as histórias de quem está cumprindo pena.
Onde assistir: Amazon Prime Video, Apple TV+ , Globoplay e Telecine
Central do Brasil
Dora é uma ex-professora que escreve cartas para pessoas analfabetas, mas nunca posta as cartas, embolsando todo dinheiro para si. Um dia, Josué, uma criança de nove anos, filho de uma de suas clientes, perde a mãe em um acidente de ônibus. Dora, como sua conhecida mais próxima, abriga o menino e, juntos, partem em direção ao nordeste em busca do pai que ele nunca conheceu.
O longa-metragem de Walter Salles marcou a história do cinema brasileiro, ganhou o Globo de Ouro e o BAFTA de melhor filme estrangeiro, o Urso de Ouro do Festival de Berlim e rendeu à Fernanda Montenegro uma indicação ao Oscar de melhor atriz.
Onde assistir: Apple TV+ , Globoplay e Telecine
Cidade de Deus
O jovem Buscapé retrata a realidade violenta da comunidade em que vive através da lente de suas câmeras. O talento como fotógrafo é seu refúgio para não se tornar mais um bandido na Cidade de Deus, onde o crime, a violência e as drogas parecem ser infinitas.
Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, o filme indicado a quatro Oscars revelou talentos promissores, como Alexandre Rodrigues e Douglas Silva, e também contou com nomes hoje celebrados no elenco, com Alice Braga e Seu Jorge.
Onde assistir: Amazon Prime, Globoplay e Telecine
Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)
Os livros de Jorge Amado já renderam diversas adaptações cinematográficas de sucesso, com Sônia Braga como protagonista em ‘Tieta do Agreste’ (1996), ‘Gabriela’ (1983) e ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’ (1976).
O filme, que ganhou um remake em 2017 com Juliana Paes no papel principal, conta a história de uma viúva que se casa com um farmacêutico, depois de perder o marido fanfarrão. Juntos, eles levam uma vida boa, mas tediosa, até o dia em que o fantasma de seu ex-marido aparece na cama de dona Flor.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Onde assistir: Globoplay e Telecine
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
Leonardo é um adolescente cego, com uma mãe superprotetora, à procura de sua independência. Quando Guilherme, um novo colega de classe, chega ao seu colégio, Leonardo passa a descobrir mais sobre si mesmo e sua sexualidade.
Dirigido por Daniel Ribeiro, o filme estreou no festival de Berlim e ganhou o prêmio Teddy, dedicado às produções com temas relacionados à comunidade LGBTQIA+.
Onde assistir: Apple TV+, Netflix e Telecine
Marighella
Wagner Moura dirige a história de Carlos Marighella, interpretado por Seu Jorge. Durante a ditadura militar, Marighella comandou um grupo de jovens guerrilheiros, que tentava combater a censura e a crueldade de um regime autoritário.
O filme foi a maior bilheteria de um filme nacional em 2021. Nas 10 semanas que ficou em cartaz, quase 320 mil espectadores assistiram ao longa nos cinemas.
Onde assistir: Globoplay
Minha Mãe é Uma Peça
Uma mãe divorciada decide “fugir” de casa depois de ser chamada de chata pelos dois filhos que moram com ela. Em Niterói, na casa de sua tia, Dona Hermínia relembra, com muito humor e emoção, histórias marcantes de sua família excêntrica.
A história dessa mulher irreverente e extremamente dedicada aos filhos conquistou o público brasileiro. Com roteiro de Paulo Gustavo, humorista que interpreta a personagem inspirada em sua mãe, a comédia levou mais de 4 milhões de pessoas aos cinemas e arrecadou R$ 47,5 milhões nas bilheterias.
Onde assistir: Apple TV+ , Globoplay, Netflix e Telecine
O Auto da Compadecida
Nesta adaptação da peça de Ariano Suassuna, Chicó e João Grilo são dois amigos que vivem no sertão e se aventuram aplicando golpes para sobreviver.
Originalmente apresentado como uma minissérie na Globo, o filme faz parte da identidade da cultura brasileira, sendo considerado pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) como um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
Onde assistir: Apple TV+ e Globoplay
Que Horas Ela Volta?
Na procura de oferecer melhores condições para a vida da filha, Val se muda de Pernambuco para São Paulo para trabalhar como empregada doméstica.
Depois de uns anos, sua filha se junta à mãe para prestar vestibular na cidade. A partir de sua chegada, a relação entre Val com a família para quem trabalha se complica, escancarando, principalmente, as diferenças de classe social entre chefes e empregada.
Reconhecido por festivais nacionais e internacionais, o filme ganhou diversos prêmios, incluindo de melhor atriz para Regina Casé.
Onde assistir: Apple TV+, Globoplay, Netlfix e Telecine